João Pessoa
Feed de Notícias

Eventos e balanço de atividades marcam Dia Mundial da Água

quarta-feira, 21 de março de 2012 - 15:15 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Nesta quinta-feira (22), será comemorado, em todo o planeta, o Dia Mundial da Água. Na Paraíba, a Agência Estadual das Águas (Aesa) promove dois eventos simultâneos, em parceria com diversos órgãos estaduais. Durante todo o dia, vídeos, palestras e exposições acontecem no Ponto de Cem Réis, e, às 15h, no auditório do colégio Liceu Paraibano, o trabalho desenvolvido pela Aesa será apresentado para profissionais da imprensa e alunos da rede estadual de ensino.

Capacidade hídrica da Paraíba, situação dos rios, açudes e barragens, previsões de tempo e clima e o trabalho dos comitês de bacias serão alguns dos assuntos abordados na apresentação vespertina. “A idéia é promover a conscientização sobre a importância de preservar este líquido precioso, informar sobre a nossa realidade hídrica e divulgando as ações promovidas pelo Governo do Estado para melhorar nossa capacidade de abastecimento”, disse a presidente da Aesa, Ana Maria Torres.

A exposição no Ponto de Cem Réis vai contar com tendas de várias secretarias e órgãos de Estado: no ambiente da Aesa, a população poderá conhecer, entre outras coisas, pluviômetros e sondas de qualidade da água; técnicos da Companhia de Água e Esgotos (Cagepa) vai expor uma maquete de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com torneirinha mágica e banners; no stand da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), haverá a exibição de vídeos educativos, slides do projeto de revitalização dos açudes paraibanos e divulgação da balneabilidade das praias e outros mananciais.

Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai disponibilizar uma Unidade Móvel de Atividades Educativas. Por fim, as secretarias de Saúde e Educação do Estado e de João Pessoa também participam da programação, com a distribuição de material educativo e com visitas das escolas municipais e estaduais.

“A parceria entre os órgãos públicos é fundamental para celebrarmos a data. Haverá atividades que vão deste a distribuição de panfletos até a apresentação de trabalhos desenvolvidos em barragens, rios e comitês de bacias, que se destacam pela presença maciça da população, por meio da gestão participativa”, destacou o diretor de gestão da Aesa, Chico Lopes.

A programação em comemoração a Dia Mundial da Água deve se estender até o final do mês, com atividades no interior do Estado. “Nesta sexta, teremos um plantio de mudas às margens do açude São Salvador, em Sapé. Na próxima, técnicos da Aesa promovem palestras em diversas escolas no Brejo, Cariri e Sertão paraibanos”, disse Lopes.