João Pessoa
Feed de Notícias

Evento vai discutir fortalecimento do comércio exterior na Paraíba

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 18:31 - Fotos: 

Para discutir o fortalecimento das atividades de exportação e o desenvolvimento da economia paraibana como um todo, o Governo do Estado promove a Encomex 2009 – Encontros de Comércio Exterior, através de sua Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), nos dias 17 e 18 próximos, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Este ano, nove cidades brasileiras foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para receber o evento, todas com perfil exportador e pólos estruturados ou em implantação. Cada cidade terá abordagem e cronograma de atividades diferenciadas, para que suas particularidades e demandas possam ser atendidas.

O público-alvo é formado por empresários, entidades de classe, organizações sociais produtivas, agentes do comércio exterior, câmaras de comércio, fornecedores, executivos do setor público, além de universitários e o objetivo é estimular a participação do empresariado, além de proporcionar o seu engajamento no processo exportador, contribuindo para o aumento e diversificação da pauta de exportações brasileiras, buscando novos mercados e a consolidação dos já existentes.

Durante o evento serão abordados temas como ‘Adequação Tecnológica’, ‘Proteção Financeira’, ‘Cooperativismo’, ‘Exportação de Serviços’, ‘Procedimentos Aduaneiros na Importação’, ‘Financiamentos’, ‘Soluções Eletrônicas de Comércio Exterior’, ‘Barreiras Técnicas’ e ‘Planejamento Estratégico para Exportar’, entre outros.

Uma entrevista coletiva para a imprensa está prevista para 16h desta segunda-feira (16), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) em João Pessoa, e a solenidade de abertura será na terça-feira (17), às 9h, no Espaço Cultural.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa da STDE