João Pessoa
Feed de Notícias

Evento tem o apoio do Hemocentro da Paraíba e de faculdades

segunda-feira, 26 de abril de 2010 - 09:41 - Fotos: 

Com o slogan ‘Doe sangue, Doe vida’, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) realiza mais uma campanha externa para doação de sangue. O dia ‘D’ acontece nesta quarta-feira (28) na área externa das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene), no bairro do Valentina de Figueiredo.
        
Durante todo o dia, do horário das 8 às 16h, os estudantes da instituição de ensino ou qualquer pessoa dos bairros adjacentes podem procurar a unidade móvel do Hemocentro da Paraíba, parceiro da campanha, para fazer sua doação de sangue.

A grande mobilização em busca de doadores voluntários é uma iniciativa das coordenações de Serviço Social e Psicologia, além do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (NECE) do Hospital de Trauma. “Sangue não se fabrica. Por isto, temos que realizar estas campanhas para sensibilizar a sociedade a se engajar nesta corrente de solidariedade para ajudar milhares de pessoas que diariamente necessitam de sangue nos hospitais. Se cada um fizer a sua parte, os estoques de sangue estarão sempre cheios”, enfatizou Ana Claúdia Madruga, coordenadora do Serviço Social.
       
Com o mesmo objetivo, o Hospital de Trauma deve fazer parcerias com empresas privadas e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. A próxima campanha de doação de sangue deve ser realizada com o apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). No último dia 16, uma equipe do Hemocentro e outra do Hospital de Trauma estiveram na Facene/Famene ministrando uma palestra para a comunidade acadêmica sobre a necessidade e importância da doação de sangue.
         
Paralelo a estes eventos externos, a equipe do Trauma realiza diariamente um trabalho de conscientização com os familiares dos pacientes internos. Durante os horários das visitas, os parentes recebem folderes educativos sobre o processo da doação e como isso é importante para salvar vidas. A iniciativa tem dado resultados positivos, demonstrados com o aumento do número de doadores. Vale ressaltar que a prática de doar sangue deve ser freqüente, principalmente em época de festividades, quando aumenta as ocorrências de casos de acidentes de trânsito, queimaduras e atentados contra pessoas.
        
Quem quiser participar da campanha na próxima quarta-feira (28) deve procurar a unidade móvel do Hemocentro da Paraíba no pátio das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/ Famene), localizada na Avenida Frei Galvão, nº 12, bairro do Valentina.

Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma