João Pessoa
Feed de Notícias

Evento será realizado no Espaço Cultural, das 9 às 20h

sexta-feira, 5 de março de 2010 - 17:29 - Fotos: 
O Governo do Estado, através do Programa de Políticas Públicas para as Mulheres, promove neste domingo (7) o ‘Universo Mulher’, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira (08). O evento será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.  O objetivo é homenagear as mulheres e comemorar as conquistas obtidas por elas. Durante todo o dia, serão oferecidos diversos serviços em saúde, educação, cultura e lazer e cidadania. Shows com Vó Mera, Kaline Lima, Diana Miranda e Renata Arruda também fazem parte da programação.

Durante o evento, que será realizado das 9 às 20h, a população será contemplada com exames médicos, testes de Aids, exposição de artesanato, desfile de modas e orientações jurídicas serão as principais atividades. Com o tema “Paraíba pelos Direitos das Mulheres”, o evento terá a participação de órgãos públicos, além de movimentos quilombolas, negros, indígenas e ciganos. A abertura oficial terá a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar.

Inclusão social  

Além de homenagear as mulheres, o evento terá a objetivo de promover a diversidade cultural e o fim do preconceito. Por isso, um dos momentos mais esperados no ‘Universo Mulher’ será o desfile de portadores de deficiências.

Um total de 42 modelos irá mostrar na passarela bolsas, bijuterias e outros artigos produzidos na Paraíba. Alunos da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e do Centro Helena Holanda também irão participar da apresentação. O trabalho será organizado pela fotógrafa paulista Kica de Castro, especializada em modelos com deficiência.  
Atrações culturais   

Quem for ao Espaço Cultural, neste domingo, poderá apreciar exposição de trabalhos em pintura, artesanato e produtos culinários feitos por paraibanas de diversas regiões do Estado. O local ainda terá exposições fotográficas e apresentações culturais, de dança, literatura, música e danças, como coco de roda, hip hop, rap e toré.

O Espaço Cultural ainda vai oferecer sessões no Planetário, no Cine Banguê e parque para crianças. Apesar de ter sido criado para as mulheres, o evento é indicado para toda a família.

Nathielle Ferreira, da Secom-PB