João Pessoa
Feed de Notícias

Evento será realizado nesta segunda-feira (1), no Cefor

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 14:54 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclui, na próxima segunda-feira (1º), a série de reuniões preparatórias para a primeira campanha de vacinação da influenza A (H1N1), que terá início no próximo dia 8. O encontro acontecerá a partir das 08h30 no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e vai reunir secretários municipais de saúde, técnicos da atenção básica, vigilância epidemiológica, imunização e vacinadores dos 25 municípios que formam a 1ª Gerência Regional de Saúde, com sede em João Pessoa. Com o acréscimo de mais um grupo prioritário para vacinação, a Paraíba deverá imunizar, aproximadamente, 1.750.000 pessoas, 480 mil a mais do que o planejado no primeiro momento. 

O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, explicou que foram incluídas as pessoas com idades entre 30 e 39, mas o calendário de vacinação não sofrerá modificação. “Elas serão vacinadas entre os dias 10 e 21 de maio. Os outros grupos que já estavam definidos continuam seguindo o calendário anterior. De 8 de março a 2 de abril, serão imunizados os trabalhadores de saúde e indígenas, gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos. De 5 a 23 de abril, serão imunizados a população na faixa etária de 20 a 29 anos e, entre 24 de abril a 7 de maio, os idosos com mais de 60 anos, com doenças crônicas”, lembrou.

Envio de vacinas – As primeiras 55 mil doses da vacina chegarão à Paraíba, na próxima quarta-feira (3). Como a vacinação já começa quatro dias depois, a SES montou um esquema de distribuição com a participação das 12 gerências regionais de saúde. “Cada gerência enviará um responsável com um veículo para transportar as vacinas que serão distribuídas nos municípios de sua área. Isso acontecerá na tarde da quarta-feira, assim que recebermos as doses. Vamos trabalhar em conjunto para que no dia 8 as vacinas estejam disponíveis nos 1.007 postos de saúde do Estado. A campanha envolverá 5.583 profissionais”, explicou

O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, lembrou que as reuniões preparatórias já foram realizadas em todas as outras 11 gerências regionais de saúde e contou com a presença de 513 profissionais de 198 municípios. Ele explicou que durante os encontros foram repassadas todas as informações técnicas e operacionais sobre a vacina H1N1, as estratégias que serão adotadas durante a campanha e dirimidas todas as dúvidas para que ninguém fique sem ser vacinado e, assim, o Estado alcance a meta do Ministério da Saúde que é vacinar 80% da população-alvo.

A campanha- O Ministério da Saúde dividiu em grupos as pessoas que serão vacinadas durante a campanha. Para definir o público-alvo, o Ministério da Saúde tomou como base um estudo sobre o comportamento da doença no ano passado. Levando em consideração o grupo de pessoas mais atingidas pela doença, com histórico de hospitalização e mortes, no Brasil. Dessa forma, foram selecionados os seguintes grupos: população indígena, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, população de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, cardiopatas, doentes renais, asmáticos, diabéticos e imunocomprometidos e idosos com doenças crônicas.
 
Assessoria de Imprensa da SES