João Pessoa
Feed de Notícias

Evento será aberto no hotel Ouro Branco, nesta 4ª feira

terça-feira, 23 de novembro de 2010 - 14:05 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Alimentação e Nutrição (Goan), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) realiza, nesta quarta-feira (24), o III Seminário Estadual de Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas. O evento será aberto às 08h30, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, e deverá contar com a participação de profissionais da área de Saúde, da Educação, além de representantes dos 82 Núcleos de Assistência à Saúde da Família (Nasf) do Estado.

Segundo a nutricionista da Gerência Operacional de Alimentação e Nutrição (Goan) da SES, Ana Maria Alves Neves, o evento tem objetivo de diminuir os casos de sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes que vem surgindo entre as crianças e adolescentes, devido a uma alimentação inadequada com o consumo exagerado de refrigerantes, salgados e doces (calorias vazias). “Antes, a nossa preocupação maior era com a desnutrição e agora, nos preocupa também a obesidade e outros problemas de saúde relacionados à alimentação, como as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, disse Ana Maria.

Merenda - Ela afirmou que uma alimentação saudável não se restringe apenas à merenda oferecida pelas escolas, mas também os alimentos que são vendidos em cantinas particulares dentro ou foram dos estabelecimentos, bem como aos hábitos alimentares da família. Ana Neves explicou que a primeira ação para a prática da alimentação saudável começa com o incentivo ao aleitamento materno. Em seguida, é trabalhada a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (Enpacs), que começa logo após o desmame da criança com a introdução de novos alimentos.

O terceiro passo é a promoção da alimentação saudável em todo o ciclo de vida, principalmente com os adolescentes e gestantes, orientando-os para uma boa educação alimentar. Essas ações deverão ser trabalhadas através dos profissionais da Atenção Básica de Saúde e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

A abertura do seminário será feita com a apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Nicodemos Neves, no Conjunto Funcionários I, em João Pessoa. Logo em seguida, começarão uma série de palestras sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a Portaria Interministerial 1010, os dez passos da alimentação saudável nas escolas e alimentos não cariogênicos, direito humano à alimentação adequada, a escola como espaço da Promoção da Alimentação Saudável (PSE), atuação do Nasf na promoção da alimentação saudável, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a educação nutricional e a promoção da alimentação saudável na adolescência.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB