Fale Conosco

31 de outubro de 2011

Evento reúne grupos de jazz da França e do Brasil no Teatro Paulo Pontes



O palco do Teatro Paulo Pontes receberá, nesta quarta-feira (2), às 20h, um evento destinado aos amantes da música instrumental. Trata-se da “Noite de Jazz Franco-Brasileiro”, que reunirá as bandas Benoit Berthe Back Quartet (França) e Néctar do Groove (Brasil) em show inédito na Paraíba. O evento gratuito é realizado graças a uma grande parceria franco-brasileira, que reúne a Secretaria de Cultura do Estado, a Funesc, a Aliança Francesa de João Pessoa e o Consulado Geral da França para o Nordeste (Recife).

Duas bandas, dois países e duas sensibilidades. Assim os organizadores do show traçam um resumo do que será a noite de jazz. A abertura será feita pela banda Néctar do Groove, já conhecida do público paraibano como uma das precursoras do gênero na cena local. O grupo promete um som jazzístico cheio de misturas e de inovações, que se apropria e reinterpreta o jazz. O resultado é uma música contemporânea com referências que vão do afro beat ao chamado estilo latino.

Logo depois, o grupo francês Benoit Berthe Back Quartet sobe ao palco, com formação mais “clássica” e um jazz conceitual de grande nível. Apesar de ser formada por jovens músicos, a banda surpreende pela maturidade de suas composições e pela qualidade das interpretações.

Benoit Berthe Back Quartet – O grupo nasceu no verão do ano 2007, a partir da vontade dos integrantes de partilhar músicas e influências, diferenças e pontos em comum. Apresenta um som cheio de energia, com repertório composto de canções originais e influências de jazz e pos-bop, que conjugam tradição e modernidade.

A banda gravou o primeiro álbum (“First Pages”) em janeiro de 2010. Agora apoiado por grandes músicos, como Rosario Giuliani, e pelo Festival “Jazz in Marciac”, o quarteto recebeu o primeiro prêmio do European Jazz Contest em Roma em julho de 2011.

 

A formação do quarteto conta com Benoît Berthe (saxofones), Zacharie Abraham (contrabaixo), Raphaël Chevalier Duflot (bateria) e Jean Kapsa (Piano).

Néctar do Groove – Criado em meados de 2006, em João Pessoa, o grupo Néctar do Groove se solidifica no cenário da música instrumental, com apresentações em festivais e casas de shows de todo país, como o Festival Internacional de blues de Brasília, Nova Consciência, Estação Nordeste, Música do Mundo, entre outros.

O Néctar surgiu a partir de experimentações feitas pelo saxofonista suíço radicado no Brasil há mais de 18 anos, Stephan Tomas, e pelos paraibanos Orlando de Freitas (baixo) e Victorama (bateria). Na busca por novas sonoridades, foram convidados a integrar o grupo o percussionista Peter Büller e o mestre da viola de dez cordas Cristiano Oliveira, que fincou “nordestinidade” ao som do grupo. O último a chegar foi o produtor musical e guitarrista Marcelo Macedo.

A sonoridade do grupo passeia por diversos estilos musicais, tendo sempre o jazz como pano de fundo. Baião, afro beat, salsa, samba, jongo e funk, entre outros, figuram entre os ritmos mesclados pelos integrantes. A experiência culminou num CD homônimo, gravado ao vivo em 2010, pelo fundo de incentivo à cultura de João Pessoa (FMC), comu excelentes críticas da mídia especializada. O grupo se prepara para uma turnê pelo Brasil e exterior.

Serviço

Noite de jazz franco-brasileiro, com as bandas Benoît Berthe Back Quartet (França) e         Néctar do Groove (Brasil)

Data: quarta-feira (2 de novembro)

Hora: 20h

Local: Teatro Paulo Pontes

Entrada: Gratuita

Realização: Aliança Francesa de João Pessoa, Consulado Geral da França para o Nordeste (Recife), Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Secretaria de Cultura do Estado.