Fale Conosco

6 de outubro de 2011

Evento reúne amantes de HQs e homenageia quadrinista Deodato Borges



Durante dois dias, amantes das histórias em quadrinhos estarão com a agenda lotada de compromissos. O ponto de encontro será o Espaço Cultural José Lins do Rego, que sediará o “5º HQPB: Quadrinhos e Cultura Pop na Paraíba”, neste sábado (8) e domingo (9). As atividades se concentrarão no Mezanino 1, das 10h às 22h. A edição deste ano prestará uma homenagem ao jornalista e quadrinista Deodato Borges (pai do também quadrinista Mike Deodato) e seu personagem Flama, criado em 1963. O super-herói ganha uma exposição feita pelos professores do Studio Made in PB.

Entre as atividades do HQPB, os visitantes poderão conferir um campeonato de videogame, estandes, RPG, oficinas, concurso de cosplays (fantasias de personagens de animes, desenhos, videogames, quadrinhos, filmes e outras mídias), além de exibição de animações, filmes e documentários com temática ligada às histórias em quadrinhos. A entrada é gratuita, mas a organização do encontro sugere a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão entregues a instituições de caridade.

Organizado pelo Studio Made in PB, em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o HQPB é um evento dedicado ao público amante da cultura pop, e tem como objetivo difundir vários elementos e segmentos dessa cultura, proporcionando entretenimento a todos, levando em consideração os fundamentos artísticos e culturais. Assim como as quatro edições anteriores, o 5º HQPB será realizado nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A cada nova edição o encontro consegue reunir um público maior. Esse crescimento também é percebido pelo reconhecimento da crítica e em estrutura, tendo se tornado um dos eventos de cultura pop mais aguardados pelo público. A 4º edição recebeu mais de 8 mil pessoas, conquistando a aprovação do público. Além disso, a parceria com a Funesc garante que a entrada seja gratuita.

Atividades – Ao longo do evento, o público poderá participar de workshops e palestras sobre histórias em quadrinhos, maquiagem para cosplay, mercado profissional de artes gráficas e outros assuntos do gênero, ministrados por profissionais experientes na área. Já a sessão de desenhos (sketches) terá participação dos desenhistas do Studio Made in PB e convidados, em parceria com o Sketchcrawl PB, fazendo esboços na hora de personagens de quadrinhos, desenhos animados, filmes, entre outros, a pedido do público.

Quem participar do evento poderá visitar a exposição de desenhos com ilustrações de artistas nacionais, como Mike Deodato Jr., Jack Hebert, Guilherme Balbi, Fabio Jansen, William Medeiros, Cristovam Tadeu, entre outros, com a temática “O Flama – Uma Homenagem a Deodato Borges”, expostas em painéis durante os dois dias do encontro. A mostra é livre para quem quiser fotografar.

Outra exposição reunirá figuras de ação, incluindo personagens da Marvel, DC, Star Wars, Transformers, Dungeons & Dragons, entre outras, expostas em vitrines específicas durante do o evento. O público poderá, inclusive, fazer fotos da mostra.

O público também contará com a exibição de filmes de animação em auditório, lojas de produtos voltados para a temática do encontro, praça de alimentação, playtoy station, áreas freeplay, espaço de RPG e de LARP (Live Action Role Play).

Concursos – Uma das atrações de domingo, o Concurso de Cosplays, promete agitar o encontro. Os desfiles acontecerão diante do público e os participantes serão julgados por convidados especializados na área. Os vencedores receberão premiações.

Para os apaixonados por games eletrônicos, haverá torneio de videogames com os jogos Fifa 12 (com organização do patrocinador oficial Jampa Original Games), Super Street Fighter 4, Marvel vs. Capcom 3 e Mortal Kombat 9 (com organização da Conective Games & Informática). Os vencedores também receberão premiações.

Para quem gosta de jogar, mas não quer competir, haverá atividades interativas com temáticas voltadas à proposta do evento. Entre as tarefas mais esperadas estão a Caça ao Tesouro e o Quiz Torta na Cara.

Na parte musical, haverá apresentações de bandas interpretando músicas de filmes, de videogames e de desenhos animados. Também será montado um local destinado a rádios, que farão som ambiente do evento, e espaço aberto para grupos de dança frestep, shuffle, hardstyle, hip hop, street dance, entre outros.

Toda a programação pode ser consultada no blog http://hqpb.wordpress.com/. Quem quiser mais informações sobre como participar de sorteios e competições pode seguir o perfil do encontro no twitter @hqpb_jp.

Serviço:

5º HQPB: Quadrinhos e Cultura POP na Paraíba

Data: 8 e 9 de outubro

Horário: das 10h ÀS 22h

Local: Mezanino 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada franca (a organização está realizando uma campanha de doação voluntária de alimentos, quem quiser ajudar deve levar um 1kg, ou mais, de alimentos não perecíveis)