João Pessoa
Feed de Notícias

Evento ocorre no dia da padroeira. Haverá também missa e show da cantora Joana

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - 17:29 - Fotos: 
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Araruna, vai ser inaugurado na quinta-feira (13) – dia da padroeira da cidade –, às 9h, pelo governador José Maranhão. A solenidade terá a participação da prefeita Wilma Maranhão e da primeira dama do Estado e vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. Na sequência, o bispo Dom Lucena presidirá a celebração de uma missa. À noite, a cantora Joana vai realizar o show ‘Joana em Oração’. A artista vai cantar ‘Oração pela Família’, ‘Maria de Nazaré’, dentre outras músicas conhecidas dos católicos.

O Santuário foi construído no Parque Estadual Ecológico da Pedra da Boca, idealizado pelo governador José Maranhão em sua gestão anterior. No local também foi projetado o Memorial da Pedra do Letreiro, com suas inscrições rupestres. Em outubro de 2009, Maranhão assinou a ordem de serviço para conclusão das obras do Santuário que, durante seis anos do governo passado não recebeu qualquer investimento.

A reforma – Nesta segunda etapa das obras, o atual governo investiu R$ 1,1 milhão, recursos do Tesouro do Estado. Foram realizados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), serviços no piso, recuperação das arquibancadas, da iluminação e o monumento para abrigar a santa. Ainda foram construídas instalações para lojas de artesanato e de artigos religiosos. Um outro benefício futuro será a construção de um amplo estacionamento, obra que será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Turismo religioso – O governador José Maranhão revela que as obras no Santuário de Fátima contribuem com o desenvolvimento turístico da Paraíba. Todo mês acontecem missões religiosas no local, em especial no dia 13 de maio, dia da padroeira de Araruna, Nossa Senhora de Fátima. Maranhão afirmou que o santuário “é um equipamento valiosíssimo para o turismo religioso e bastante conhecido internacionalmente por ser também uma área científica, arqueológica, por conta da famosa Pedra da Boca”.

O sítio arqueológico é muito visitado por pesquisadores do mundo inteiro. O chefe do Executivo estadual ressaltou, ainda, a importância do Santuário para a vida social e econômica da região e da Paraíba, porque estimula o turismo religioso. Um outro aspecto da região é o turismo de aventura, com a prática de esportes radicais.

Visitas – Dia 2 deste mês, o governador inspecionou as obras do Santuário no Parque Ecológico Pedra da Boca na companhia de sua esposa, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti; da prefeita Wilma Maranhão, do ex-deputado Benjamin Maranhão, do secretário executivo do Desenvolvimento Humano, Padre Nilson Nunes, e de outras lideranças da região.

Milhares de fiéis do Rio Grande do Norte viajam todo mês a Araruna para participar das missas celebradas no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O conjunto religioso e a preservação ambiental do local vão possibilitar o incremento do desenvolvimento turístico da região do Curimataú e proporcionar uma interação e parceria entre os governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Algumas agências de turismo já programam visitas ao Santuário e região, para participar de missa e romaria mensais a cada dia 13, e na festa da padroeira, no dia 13 de maio, quando recebe mais de 10 mil fiéis.
 

Josélio Carneiro, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB