João Pessoa
Feed de Notícias

Evento marca lançamento do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça na Emater  

sexta-feira, 23 de março de 2018 - 16:48 - Fotos: 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-Emater-PB passa a integrar, a partir de agora, o Programa Pró-equidade de Gênero e Raça do Governo federal, cujo lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da empresa, em Cabedelo, dentro das comemorações ao Mês de Mulher. O lançamento contou com a participação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, representada por Leandra Cardoso do Espírito Santo.

Na ocasião, o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, proferiu palestra sobre Empoderamento da Mulher, seguida da exibição de vídeo abordando as atividades de agricultoras familiares trabalhadas pela extensão rural no Estado. A psicóloga da Emater Maria Rizonete da Silva Gomes fez uma homenagem às mulheres presentes. No encerramento houve apresentação artística da cantora e servidora do Interpa, Cris Munhoz.

A extensionista social Ednete Cirilo Nascimento falou sobre a história da Extensão Rural da Paraíba, a partir da sua criação, em 1955, mostrando os avanços e conquistas para os agricultores familiares. Na ocasião, a agricultora Lucia de Fátima da Silva Oliveira, de Gurinhém, falou de sua experiência na comunidade destacando que a participação da Emater na orientação e assessoramento contribuiu para o sucesso de suas atividades.

O programa consiste em difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A Emater aderiu ao programa no ano de 2016, por meio do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães. E, por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos (NUDRH), já elaborou um Plano de Ação contemplando as dimensões do programa, cujas atividades já estão em andamento.

O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres oferece às empresas a possibilidade de obter o selo de reconhecimento público pela adoção de práticas de igualdade, considerando que a descriminação e o preconceito afetam o rendimento de mulheres e homens no local de trabalho e na família.

A Emater é uma empresa que integra a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.