Fale Conosco

24 de outubro de 2011

Evento internacional reúne criadores de ovinos e caprinos na Paraíba



O 5º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte) e a Feira Nacional do Agronegócio da Caprinovinocultura de Corte (Fenacorte) serão abertos oficialmente nesta terça-feira (25), às 19h, no auditório Sergio Bernardes, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. A solenidade de abertura será presidida pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista da Silva, e contará com a participação do secretário Nacional do Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte de Castro, do Ministério da Integração Nacional. Os eventos acontecem até o dia 28 de outubro.

O 5º Sincorte é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e da Emepa, Embrapa, Sebrae e Faepa. Há, ainda, uma parceria com CNPq, BNDES, Banco do Nordeste, Finep, Insa, Governo Federal e bancos do Brasil e do Nordeste.

Estão sendo esperadas quatro mil pessoas até o final do evento, representando os diversos segmentos envolvidos nessa atividade, sendo que, desse total, 800 estão inscritas para a participação nos cursos. O 5º Sincorte é considerado um dos maiores encontros do agronegócio da caprinovinocultura na América Latina.

De acordo com Marenilson Batista, o objetivo do Sincorte é apresentar o que há de mais moderno em termos de conhecimentos técnico-científicos sobre caprinovinocultura de corte, além de proporcionar à cadeia produtiva a troca de experiências. “O evento vai estreitar as relações entre os produtores, as indústrias, as instituições de pesquisa e ensino, permitindo um trabalho mais sincronizado e focado nas últimas inovações tecnológicas”, disse.

Segundo informou o secretário, a grande novidade da 5ª versão do Sincorte será a instalação da Câmara Setorial da Caprinovinocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nela, representantes do Governo e produtores vão discutir medidas práticas para desenvolver o setor. Também durante o Sincorte 2011, o Ministério da Integração Regional vai lançar o programa “Rota do Cordeiro”, coordenado pela Embrapa.

Conforme o coordenador do evento, Wandrick Hauss, da Emepa, palestras e debates serão fundamentados nas necessidades de avanço no agronegócio da caprinovinocultura. Palestrantes e debatedores estrangeiros abordarão experiências eficazes em seus países, auxiliando na solução de casos regionais e nacionais.

Gastronomia – Durante a realização do Sincorte, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB) vai montar a Ilha dos Sabores Gastronômicos da Caprinoovinocultura, um espaço gourmet com aulas, degustações e programações especiais, cujas estrelas serão as carnes e queijos de caprinos e ovinos.

Uma praça de alimentação será montada no local com 50 mesas, onde 11 restaurantes de João Pessoa vão preparar pratos especiais para o público do evento e visitantes. A arena gastronômica do Sincorte funcionará de 26 e 28 de outubro, das 12h às 15h e das 17h às 21h.

Programação – Durante a programação do Sincorte, serão debatidos temas variados sobre a cadeia produtiva da caprinovinocultura. A programação inclui a realização do 3º Fórum Nacional da Caprinocultura Leiteira e da 2ª Mostra Tecnológica de Produtos Derivados da Capinocultura de Base Familiar do Nordeste.

O simpósio vai incluir, também, exposições de caprinos e ovinos e eventos paralelos, como a 1º Mostra Tecnológica Nordestina da Agricultura Familiar de Produtos Derivados da Caprinovinocultura.