João Pessoa
Feed de Notícias

Evento homenageia os cem maiores contribuintes do ICMS na Paraíba

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - 09:57 - Fotos:  Secom-PB/ Roberto Guedes

Os cem maiores contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Paraíba foram homenageados, na noite dessa quinta-feira (25), durante jantar realizado na Blunelle Recepções, em João Pessoa. A solenidade promovida pela Revista Resumo contou com a participação do governador Ricardo Coutinho, do vice-governador Rômulo Gouveia, e do secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano.

Os representantes das empresas que mais recolheram o imposto no ano 2012 receberam um certificado pela contribuição através do principal tributo da Paraíba, com destaque para a homenagem ao grupo Alpargatas, representado pelo presidente Márcio Utsch. O governador Ricardo Coutinho também foi homenageado pelo diretor executivo da Revista Resumo, Mozart Montenegro, com o título de Gestor Público do Ano.

O evento ainda entregou prêmios nas categorias de Melhor Gestor Empresarial, Empresa do Ano, Empresário do Ano, Personalidade Empresarial e Desempenho Contábil. “Esse evento, que completa 33 anos em 2013, se consolidou no calendário estadual através de um reconhecimento da classe empresarial e principalmente do Governo para o crescimento da Paraíba. A iniciativa pioneira já é realizada em outros Estados e os grupos empresariais se sentem ainda mais prestigiados por participarem do aumento da arrecadação paraibana”, observou Mozart Montenegro.

De acordo com os dados da Receita, a arrecadação desses segmentos alcançou 57,44% do total recolhido pelo órgão durante o último ano, representando, na prática, R$ 1,8 bilhão dos R$ 3,2 bilhões acumulados em 2012. Os grupos econômicos que mais recolheram foram o atacadista (38,54%), telecomunicações (17,86%), energia (16,86%), indústria (13,87%) e o varejo (11,73%). A soma desses cem primeiros contribuintes resultou no crescimento nominal de 11,91% em relação ao mesmo grupo no ano anterior.

“A realização desse evento é muito importante para promover ainda mais a integração da classe empresarial, da Secretaria da Receita e também a classe dos contadores. Desde o início dessa gestão, temos trabalhado para ampliar essas parcerias éticas em prol da sociedade, demostrando que o peso dos recursos recolhidos acabam voltando para sociedade através de serviços, obras estruturantes e demais ações do governo”, acrescentou o secretário da Receita, Marialvo Laureano.

Os números atualizados da Receita comprovam que a base de arrecadação do ICMS representa aproximadamente 95% da arrecadação própria do Estado, por isso o reconhecimento e o estímulo a esses e aos demais contribuintes fortalecem o comprometimento com a justiça fiscal. Na prática, essas ações auxiliam no trabalho de elevação do recolhimento, tornando a economia interna mais forte e menos dependente das transferências federais.

“Estamos trabalhando muito para ampliar nossa base econômica e para isso estamos desburocratizando a Receita. Os resultados dessas ações já começam a ser percebidos na prática, através do crescimento de 15,2% no ICMS total do ano passado, enquanto no Nordeste tivemos um crescimento de 7,8%. Isso prova que o governo está alinhando um estado mais desenvolvido e ao mesmo tempo sendo tutor do desenvolvimento econômico, por meio dos investimentos privados”, destacou o governador Ricardo Coutinho.

Nesse ritmo também foi registrado o aumento de 19,28% no número de contribuintes com inscrição estadual, no ano passado. Para o presidente do grupo São Paulo Alpargatas, grande parte desses aspectos é reflexo da força e do incentivo do Estado para o desempenho das operações empresariais e industriais.

“Nós temos de fato um carinho muito grande pela Paraíba, pois dos nossos 18 mil funcionários, 12 mil atuam em solo paraibano e são os grandes responsáveis pelo sucesso da nossa companhia. No primeiro trimestre de 2013, já registramos um crescimento de 17 % em relação ao mesmo período do ano anterior, comprovando a teoria de que negócios brilhantes são construídos com o esforço de pessoas brilhantes, principalmente aqui nesta terra”, finalizou Márcio Utsch.

O evento ainda seguiu com a distribuição da nova edição da Revista Resumo e o lançamento do Novo Regulamento do ICMS 2013.