João Pessoa
Feed de Notícias

Evento em João Pessoa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano

terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 12:35 - Fotos: 
Mais de 400 pessoas – entre especialistas nacionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social – participam a partir desta quarta-feira (14) da Conferência Estadual de Assistência Social,no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Com o tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Edna Alegro, abre o evento, às 18h. Do total de participantes, mais de 100 usuários escolhidos nas conferências regionais vão representar seus municípios no debate.

O evento que tem a promoção da Secretaria de Desenvolvimento Humano e do Conselho Estadual de Assistência Social prossegue até sexta-feira (16). Na quinta-feira (15), a representante do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, Aidê Cançado, vai discutir os desafios e mecanismos para consolidação do SUAS. O secretário chefe do Tribunal de Contas da União, Raynério Leite, fará palestra sobre Controle Institucional.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, os delegados eleitos na plenária participarão da conferência nacional, em Brasília, que acontecerá de 30 a 3 de dezembro. Lá serão apresentadas propostas e prioridades da Paraíba para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social.

Giucélia reforça que o objetivo é debater diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, na perspectiva do fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social, estimulando a participação da sociedade civil no controle social das políticas públicas. “Desta vez uma resolução garantiu a participação do usuário nas conferências. Parte dos delegados eleitos serão usuários do sistema”, explica.

Dentro do tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS” ainda serão discutidos mais oito sub-temas: protagonismo do usuário, financiamento da assistência social, o trabalhador e o Sistema SUAS, entidades de atendimento, bases para financiamento e co-financiamento de Estado e municípios.

Janaina Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH