João Pessoa
Feed de Notícias

Evento “Educação Integrada ao Setor Produtivo” destaca diálogo entre escola e mercado

terça-feira, 8 de agosto de 2017 - 17:25 - Fotos:  Daniel Medeiros

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nessa segunda-feira (7), no auditório do Sebrae, em João Pessoa, o evento Educação Integrada ao Setor Produtivo.

O evento, realizado por meio de parceria com as Secretaria Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, debateu as competências e habilidades necessárias para a formação dos estudantes com o objetivo da oferta da Educação Profissional e Técnica de qualidade na Rede Estadual da Paraíba. Ao mesmo tempo, buscou estabelecer um canal de diálogo com o setor produtivo.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, avaliou de forma positiva o evento. “O evento foi muito positivo porque tivemos mesas muito ricas com pessoas que têm muita experiência nas suas instituições, no trato das resoluções de problemas reais, a partir da escola, e também da relação dos sistemas como o Sistema S, o Sebrae e o Instituto Federal, com o setor produtivo”, explicou o secretário.

O evento foi aberto pelo governador Ricardo Coutinho, que na ocasião entregou 110 laboratórios de Ciências Aplicadas em Agroecologia, Instalações Elétricas e Energia Solar para as escolas da rede estadual de ensino. Em seguida o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, falou sobre o desenvolvimento da Paraíba na palestra “Paraíba: Oportunidades e Desenvolvimento”. O evento contou ainda com as mesas redondas “Experiências da Paraíba”, onde foram expostos os projetos político-pedagógicos das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba e como acontece a Formação Médio Técnica na Paraíba.

À tarde, foram realizadas as mesas “Conexão entre os Sistemas e o Setor Produtivo”, que contou com a participação de representantes do SENAI-PB, SENAC-PB, IFPB e Sebrae-PB. Na mesa “Formação de Jovens para resolução de problemas”, mediada pelo secretário Aléssio Trindade, foram apresentados cases das empresas Samsung e do Sebrae Minas Gerais. A mesa teve a participação da secretária de Ciência e Tecnologia Francilene Procópio. Na última mesa redonda do evento, “Programa Aprendiz e Estágio: Vantagens e Desafios”,  foram apresentados cases de sucesso do IEL Senai, do CIEE, da Usina Japungun e da Coteminas.

O secretário de Educação, Aléssio Trindade, explicou que o seminário objetivou mostrar a importância do diálogo entre a escola e o mundo, seja através do trabalho com a comunidade, seja com o setor produtivo. “Esse evento representou o alinhamento da aprendizagem dos alunos com aquilo que eles vão vivenciar no mercado de trabalho. Isso só é possível através de atividades práticas, por isso a entrega de laboratórios de ciências aplicadas que vão aproximar o aluno das demandas da região. Esse projeto integra a universidade com as escolas e as escolas com o mercado”, disse.

Cerca de 50 empresas compareceram ao seminário Educação Integrada ao Setor Produtivo. “A Paraíba dá mais um passo à frente, incentivando essa interligação da educação com o setor produtivo. O Governo do Estado pode contar com o Sebrae para as parcerias necessárias. Esse seminário é um momento rico para a elaboração de diretrizes para o nosso Estado”, frisou o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar.