João Pessoa
Feed de Notícias

Evento contou com a participação de agricultores familiares de 24 municípios

terça-feira, 22 de junho de 2010 - 14:49 - Fotos: 
A realização de feiras de agricultura familiar que acontece em todo o país é uma oportunidade para que os agricultores mostrem sua produção e as potencialidades de seus municípios. O comentário é do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Hermano Araújo, ao avaliar a comemoração recente do Dia da Agricultura Familiar, no município de Patos, alto Sertão paraibano.

O evento aconteceu no ginásio de Esportes ‘O Rivaldão’ e contou com a participação de agricultores familiares dos 24 municípios que compõem o Território da Cidadania do Médio Sertão, que apresentaram os mais variados produtos trabalhados pela extensão na região.

Hortaliças, frutas, doces, cocadas, produtos da apicultura e artesanatos diversos, trabalhos com material reciclado, dentre outros. Esses foram alguns dos produtos expostos no estande da Emater-PB. O colorido do estande chamou a atenção dos visitantes, dentre eles autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT), Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e o Território do Médio Sertão, promotores do evento.

Na ocasião, os técnicos da empresa fizeram a divulgação e a distribuição da cartilha educativa ‘A Gripe no Meio Rural – conversando com o agricultor familiar’. Houve, ainda, atendimentos na área de saúde e documentação de agricultores.

O coordenador regional da Emater em Patos, Ronaldo José Tenório de Carvalho, destacou, ainda, a presença de diversos apicultores do município de Várzea, membros da Associação de Criadores de Abelha do Vale do Sabugi que expuseram no local, colméia da abelha jandaíra sem ferrão, favos de mel e outros derivados. “Os integrantes da associação fizeram uma explanação sobre os trabalhos com os apicultores e os benefícios provenientes dos produtos obtidos pela abelha”, disse.

Integraram as comemorações do Dia da Agricultura Familiar em Patos, órgãos parceiros como prefeituras e secretarias municipais, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB