João Pessoa
Feed de Notícias

Evento comemora Dia da Família nos sábados de setembro

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 - 11:28 - Fotos:  Severino Pereira/Sedh

Cerca de 1,5 mil pessoas, entre pais, servidores e crianças de dez creches estaduais de João Pessoa participaram da primeira edição  do projeto  Dia da Família. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).  Durante todos os sábados do mês de setembro, o evento será realizado no Centro de Lazer Padre Juarez Benício (Cejub), no Colinas do Sul, na capital.

Entre as brincadeiras no parque, gincanas e competição de futebol houve um momento de reflexão sobre a importância do fortalecimento dos vínculos familiares em uma conversa com assistentes sociais. A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, fez a abertura oficial do Dia da Família, convidando os pais e responsáveis para lançarem um olhar mais cuidadoso para os seus filhos.

“Este é um momento de confraternização em família. Estamos proporcionando um dia de convivência familiar com brincadeiras e muita diversão para pais e filhos. Teremos mais eventos como este, além dos que estamos realizando no mês de setembro, na tentativa de fortalecer os vínculos familiares”, disse.

O objetivo do projeto é promover a reflexão sobre o papel da família e a proteção da criança, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que os vínculos afetivos e familiares sejam fortalecidos.

Descontração - A programação foi pensada para integrar pais e filhos em uma Gincana da Família. Houve primeiro a recreação para a criançada nos parques infláveis disponibilizados especialmente para a ocasião, além de jogos lúdicos e competições infantis.

Em seguida, teve início o torneio de futebol para os pais, depois gincana para as mães e ainda um campeonato de sinuca. A criançada torceu para os pais com a animação de palhaços e recreadores. Para garantir a energia algodão doce, pipoca e para almoço: feijoada.

Quem aproveitou a oportunidade agradeceu a iniciativa, foi o que disse Maria das Graças da Silva Marcolino.“Acho muito importante um dia de lazer para a gente e para nossos filhos. Seria interessante que tivesse mais encontros desses”.

Para Erivaldo Marinho dos Santos o dia inteiro de lazer com o filho foi de muita descontração. “A gente brincou bastante e tive a oportunidade de acompanhar as atividades que meu filho faz com as professoras. Sem falar que eles pegaram a gente na creche e depois deixam no mesmo local”, contou.