João Pessoa
Feed de Notícias

Evento acontece nestas quinta e sexta-feira (9 e 10), no Hotel Ouro Branco

terça-feira, 7 de dezembro de 2010 - 17:20 - Fotos: 
Diversidade sexual, sexualidade, prevenção em DST/Aids. Estes serão alguns temas abordados durante o IV Fórum Paraibano do Projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE), que este ano reflete o slogan do Dia Mundial de Combate a Aids: “A Aids não tem preconceito. Você também não deve ter”. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) acontece nestas quinta e sexta-feira (9 e 10), no Hotel Ouro Branco, a partir das 8h. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet no site da SES (www.saude.pb.gov.br) até às 18h desta terça-feira (7). Foram inscritas até agora 250 pessoas, entre profissionais de saúde e educação, gestores municipais e jovens.

O evento tem uma programação diversificada para formar multiplicadores em todas as regionais de saúde do Estado. Haverá apresentação de peça teatral e dança (hip-hop). Também serão exibidos documentários e haverá um momento poético, além das oficinas que abordarão sexualidade, prevenção DST/ Aids, ética e cidadania, diversidades sexuais, entre outros. Será servido café da manhã e almoço, a hospedagem fica por conta dos participantes.

“A Secretaria de Estado da Saúde capacitou entre 2004 e 2010 profissionais de saúde e educação e também jovens para serem multiplicadores dos trabalhos de prevenção em DST/Aids nas escolas. É importante que os municípios possibilitem a inserção destes jovens nas atividades de prevenção nas áreas de saúde e educação fomentando o protagonismo juvenil”, disse a técnica da Gerência de DST/Aids da SES-PB e coordenadora do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas na Paraíba, Elizabeth Barbosa.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que na Paraíba desde 1985, quando foi registrado o primeiro caso de Aids no Estado, até o ano passado, existiam 4.029 casos da doença. Desse total, 2.715 foram registrados em homens e 1.314 em mulheres.

O projeto – O Projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE) é um programa nacional que dialoga sobre sexualidade, gravidez na adolescência, relações de gênero, ética, cidadania e diversidade sexual.

Na Paraíba, o SPE teve início em 2004 em cinco municípios que tinham maior número de casos da doença: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. O projeto foi ampliado nos últimos anos e hoje são 122 municípios paraibanos e cerca de 200 escolas da rede pública (estadual e municipal).

Da Assessoria da SES-PB