Fale Conosco

16 de novembro de 2010

Evento acontece nesta quarta-feira em parceria com a AMIB



Será realizado na noite desta quarta-feira (17), a partir das 19h30 no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), o ‘Ciclo de palestra sobre qualidade em UTI’.  O evento acontece em parceria com a Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) e terá como palestrante a médica Curitibana Mirella Cristine de Oliveira, uma das responsáveis pela elaboração do ‘Guia da UTI Segura’ (Gutis).

A palestra tem como público alvo todo o profissional da área de saúde que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ou seja, médicos intensivistas, médicos residentes, pediatra intensivista, enfermeiros, técnico em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudiólogo. As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas através do telefone (83) 3222-8103 ou pelo e-mail sopami@sopami.org.br.

Durante o encontro será apresentado e discutido o ‘Guia da UTI Segura (Gutis)’, material educativo da campanha ‘Orgulho de ser Intensivista’, realizada pela associação e esse ano tem como foco a segurança na UTI. O Guia apresenta as dez premissas que determinam a segurança e qualidade nas UTIs. Também será entregue aos participantes um exemplar da cartilha ‘A vida de quem você ama em boas mãos’. Para saber mais sobre a campanha basta acessar o site www.orgulhodeserintensivista.com.br

Estrutura - O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), referência no atendimento de alta complexidade na Paraíba, possui atualmente 24 leitos de UTIs. A quantidade de leitos na unidade atende o cumprimento à resolução (RDC n° 307) da Anvisa, que determina que o número de leitos de UTI deve corresponder a no mínimo 6% do total de leitos do Estabelecimentos de Atenção à Saúde (EAS). A cada plantão de 12 horas, cinco médicos intensivistas dão suporte ao setor.

Na atual gestão, foi implantada no HT a visita de familiares aos pacientes internos na UTI três vezes ao dia. A medida segue a orientação da política de humanização do Ministério da Saúde (MS). O Trauma possui em sua estrutura leitos de UTI adulto, pediátrico, semi-intensiva e para pacientes vítimas de queimaduras, que neste caso é a UTQ. A unidade ainda disponibiliza de duas UTIs móveis.