João Pessoa
Feed de Notícias

Evento acontece de 22 a 29 deste mês, em João Pessoa

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 18:31 - Fotos: 

Abranger toda a cadeia do agronegócio, incluindo comércio, indústria e setor de serviços são os objetivos da Feira de Exposição ‘Paraíba Agronegócios 2009’, que acontecerá de 22 a 29 deste mês em João Pessoa e vai reunir expositores da região em oito dias de evento. Mais do que isso, a feira pretende atender agropecuaristas do Estado e de outros do Nordeste na oferta de novas tecnologias, reprodutores e matrizes de diversas raças.

A Feira é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e deve reunir mais de três mil animais em mais de 700 baias. A abertura será às 17h do próximo domingo (22) no Centro de Eventos e Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, na Capital, com a presença de criadores e expositores, desfile de animais e visita aos estandes e baias.

Vitrine – Para o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, a feira é uma grande vitrine da atuação dos empresários locais para demonstração de produtos e equipamentos destinados à agropecuária. “É uma oportunidade para proporcionar maior aproximação entre selecionadores, criadores e produtores rurais, para troca de informações e oportunidades de fechamento de negócios”, afirmou.

O secretário-executivo da Pecuária, Newton Marinho, informou que os expositores que vão participar da ‘Paraíba Agronegócios 2009’, obedecendo ao calendário do evento, devem dar entrada dos seus animais no Parque de Exposição dos dias 19 a 21 próximos, acompanhados da Guia de Transito Animal GTA, comprovando a vacinação dos bovinos e bubalinos.

Palestras – Dentro da programação da feira ‘Paraíba Agronegócio 2009’ acontecerão palestras durante quatro dias, direcionadas a técnicos, criadores e estudantes. No dia 24, às 9h30, no auditório do Parque de Exposições, ocorrerá a palestra de Maurício Leite, vinculado à Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), sobre ‘Manejo e Nutrição de Bovinos’. No dia 25, às 9h30, o assunto tem relação com a Defesa Sanitária Animal, e o palestrante Jamil Gomes de Souza (diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa) falará sobre ‘Importância econômica e seus reflexos no mercado nacional e internacional’. E às 15h, o tema envolve a ‘Defesa Agropecuária na Paraíba’, com palestra ministrada pelos técnicos Jamir Mascena e Luiz Carlos de Sá Barros.

Já no dia 26, acontecerão dois debates, um às 9h30 sobre o ‘Programa do Leite na Paraíba’, pelos técnicos Aldomário Rodrigues e Ana Virginia, e outro às 15h30, cujos palestrantes serão os técnicos da Sedap, Ubiratan Escarião e Joaquim Efigênio. A rodada de palestras da ‘Paraíba Agronegócio 2009’ será encerrada no dia 27, às 9h30, com o tema ‘A importância da Reserva Legal’, proferido pelo técnico Gilberto Souto. 

Parceiros - A ‘Paraíba Agronegócios 2009’ é uma realização do Governo do Estado e da Sociedade Rural da Paraíba (SRP), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa),  Sebrae-PB , Superintendência Federal de Agricultura da Paraíba, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABC Sindi). Mais informações pelo telefone (83) 3214-5495.

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap