João Pessoa
Feed de Notícias

Evento acontece até a próximo sábado (30)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 - 15:13 - Fotos: 

Cinquenta municípios da Paraíba estão envolvidos, até o próximo sábado (30), em 15 Conferências das Cidades. Somente a plenária de Pombal, região do Sertão, reunirá representantes de 14 localidades do interior paraibano para elencar as prioridades de investimentos em áreas urbanas, no Estado.

Nesta quinta-feira (28), por exemplo, a agenda de Conferências inclui Ingá e Sousa; Conde fará sua plenária na sexta-feira (29); Patos, será nos dias 29 e 30; Pombal e Sapé, no sábado (30). O coordenador executivo das Conferências das Cidades, Ariosvaldo Aguiar, disse que técnicos do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) estão assessorando os participantes nas plenárias do interior paraibano.

“Nós estamos percorrendo as regiões do Brejo e Sertão paraibano para orientar a realização das Conferências das Cidades. Nossa visita inclui localidades, como Alagoa Grande, Belém, Sapé, Esperança, Patos, Sousa e Pombal”, explicou Ariosvaldo Aguiar. Ele lembrou que, até agora, mais de 120 prefeitos paraibanos convocaram as plenárias municipais ou regionais, sendo que 105 delas já ocorrem no Estado.

O prazo final para a realização dessas programações se expira no próximo sábado. A partir do dia 1º de fevereiro, a Comissão de Validação das Conferências vai começar a análise dos relatórios das plenárias, que foram encaminhados pelos prefeitos ao Ideme. “Eles servirão de base para que possamos identificar as necessidades principais dos municípios paraibanos e levá-las para a Conferência Estadual”, declarou Ariosvaldo Aguiar, do Ideme.

Benefício
O superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, lembrou que os municípios com plenárias realizadas até este sábado (30) terão prioridade nas ações do Governo Federal. “Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional”, alertou.

Estadual e nacional
É nesses eventos que os moradores das cidades escolhem os delegados que levarão as reivindicações da população até a 4ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 19 e 20 de março de 2010, em João Pessoa.

O evento tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio próximo, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, com delegados de todos os Estados brasileiros.
 

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme