João Pessoa
Feed de Notícias

Evento, a ser realizado em novembro, definirá políticas públicas do Governo para o setor

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 17:04 - Fotos: 

Ao cumprir uma vasta agenda administrativa em Campina Grande nesta terça-feira (22), o secretário de Estado da Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, anunciou a realização do I Seminário Estadual de Cultura, que deve acontecer em novembro naquela cidade, segundo também confirmou o subsecretário estadual de Cultura, David Fernandes.
Segundo David Fernandes, o seminário deverá reunir além dos setores culturais em si do Estado e do município, pessoas ligadas ao cinema, as artes e representantes das universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG). Também o ministro da Cultura, Juca Oliveira, deve participar do evento que vai definir as políticas públicas do Estado para a cultura e eleger delegados para um seminário nacional. A idéia é abrir o seminário em Campina no dia 5 de novembro, dia da cultura.

O anúncio da realização do seminário foi feita pelo secretário Sales Gaudêncio após sua participação na abertura do IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos (IV Coniec), com o tema ‘Culturas, religiões e sexualidades nos tempos modernos’, no Centro de Convenções Raimundo Asfora do Garden Hotel, onde ele esteve representando o governador José Maranhão. O evento tem o apoio do Governo da Paraíba e do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), e é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Associação Brasileira de Estudos Comparativos.

A reitora da UEPB, Marlene Alves, participou da abertura do evento, que teve como palestrante o embaixador da Índia, B. S. Prakash. Ele discorreu sobre o tema ‘O papel da cultura nas relações (inter)nacionais’. A coordenadora da palestra foi a professora Marcionila Fernandes, da UEPB.

Depois de participar da abertura do congresso, Sales Gaudêncio e David Fernandes foram recebidos pelo prefeito Veneziano Vital do Rego, na sede da Secretaria de Planejamento (Seplan). Na ocasião, eles trataram da questão do fortalecimento do ensino nas redes estadual e municipal e sobre temas culturais.

 
Apolinário Pimentel, com fotos de Hiran Barbosa, da Secom Campina Grande