João Pessoa
Feed de Notícias

Etnias indígenas de Permanbuco recebem capacitação de técnicos paraibanos

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 13:04 - Fotos: 

O Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (Cefor-SES) promove, nesta quarta-feira (30), às 14h, a solenidade de certificação de 55 agentes indígenas de saúde de diversas etnias de Pernambuco, que foram acompanhados e avaliados por técnicos da Paraíba. O curso de 1.080 horas foi realizado através de uma cooperação técnica entre a Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a SES. Os formandos fizeram uma homenagem ao secretário José Maria de França, colocando o seu nome na turma.

A diretora do Cefor, Rita Pereira, explicou que a Escola Técnica do Estado de Pernambuco estava impossibilitada de assumir a formação dos índios, por problemas técnicos operacionais, e, por isso, a Funasa de Pernambuco entrou em contato com o Cefor da Paraíba, que disponibilizou dois técnicos para acompanhamento técnico e pedagógico durante a formação. O curso foi ministrado por instrutores da Funasa-PE, sob orientação das técnicas do Cefor, Maria de Fátima Almeida Rodrigues e Maria das Neves Costa Nunes. “A Funasa de Pernambuco custeou todos os insumos, diárias e transporte dos técnicos”, disse.
 
Rita Pereira afirmou, ainda, que os índios já atuavam como agentes de saúde em oito etnias de Pernambuco: Truká, Atikum, Xukuru, Pankará, Pankararu, Pipipan, Kaxinawá e Kambiwá, mas precisavam passar pela capacitação para construir competências e habilidades na área e ter a certificação. “Em reconhecimento ao trabalho do Governo da Paraíba, que cedeu os técnicos, os formados quiseram fazer a formatura aqui e ainda escolheram o nome do secretário José Maria de França para a turma”, disse, acrescentando que os índios da Paraíba deverão passar por uma capacitação semelhante, em breve.
 

Assessoria de Imprensa da SES-PB