João Pessoa
Feed de Notícias

Estudo da UEPB faz levantamento de lesões buco-dentais em mulheres

quinta-feira, 8 de abril de 2010 - 09:51 - Fotos: 
O estudo integra um dos sete projetos aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), que serão executados durante o ano de 2010, com recursos do Ministério da Saúde e do Tesouro Estadual, para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado da Paraíba.
 
O professor Sérgio D’ávila já iniciou a coleta de dados e informou que, o projeto objetiva a verificação de casos de violência contra a mulher, além de investigar se as vítimas procuram a Delegacia Especializada da Mulher para denunciá-los ou os hospitais, além de contabilizar quantas são encaminhadas às Unidades de Medicina Legal para o exame de corpo de delito.
 
A pesquisa coordenada pelo doutor Sérgio D’ávila abrange as mulheres que sofreram violência entre 2005 e 2009, destacadamente na região bucal. Ele parte do princípio de que, na maioria dos casos, a agressão ocorre na face. O estudo busca, ainda, saber se diminuiu ou aumentou o número de notificações dos casos de violência, notadamente depois que entrou em vigor a chamada “Lei Maria da Penha”.
 
Com base nos dados levantados, será feito um alerta às autoridades de Saúde, para que sejam instituídas políticas públicas voltadas para esse segmento. Estão envolvidos no Projeto, além do Mestrado, o Curso de Graduação em Odontologia e a Fapesq, na condição de órgão financiador.

Ascom/UEPB