João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes participam de Mostra Mineralógica em Santa Luzia

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 17:52 - Fotos: 

Conhecer as riquezas minerais existentes na região do Seridó. Este foi o objetivo da I Mostra Mineralógica, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen para os estudantes do Curso de Mineração, em Santa Luzia. O evento aconteceu no novo anexo da escola, com a presença de professores, alunos e garimpeiros da região para a troca de experiências e conhecimento dos principais minerais encontrados, tais como: quartzo mica, feldspato, albita, berilo, mica e quartzito.

De acordo com um dos professores do curso e pesquisador, Antônio de Pádua Sobrinho, é importante a existência permanente de atividades como esta para o aperfeiçoamento do aprendizado. “Nós explicamos aos alunos a utilidade de cada minério, como eles foram extraídos e a importância da atividade mineradora na região, com a presença de um garimpeiro que pode compartilhar sua experiência profissional. Depois da parte teórica, levamos os alunos para o campo, aonde visitaram algumas minas em Junco do Seridó e Várzea”, informou o professor.

A realização das atividades também teve o apoio dos professores Jalles Santos e Jônatas Oliveira, bem como do coordenador do curso, José Aderivaldo. “A realização de atividades como essas promovem a associação entre teoria e prática, além de ajudar a consolidar a formação dos alunos”, disse o coordenador.

O Curso de Mineração possui uma estrutura formada por 100 alunos e cinco professores. Este ano haverá a conclusão da primeira turma do curso, cuja maioria dos trabalhos está sendo desenvolvido dentro da realidade da região de maneira a apresentar alternativas para melhorar a atividade mineradora. Novas turmas estão em andamento.