João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes participam de atividades na Semana Nacional de Trânsito

segunda-feira, 23 de setembro de 2013 - 16:58 - Fotos: 

Um comando educativo, com participação de alunos da Escola de Ensino Fundamental Borges da Fonseca, marcou as atividades da Semana Nacional de Trânsito nesta segunda-feira (23). A concentração começou às 8h, próximo ao Mercado Público de Mangabeira e a atividade foi realizada durante toda a manhã.

O comando educativo realizado em Mangabeira também teve a participação de servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria Estadual de Saúde e outros órgãos parceiros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na realização da Semana Nacional de Trânsito, aberta no dia 18 de setembro com o tema “Álcool , outras drogas e segurança no trânsito!”.

Junto com servidores o Detran, lotados nas Divisões de Educação para o Trânsito e Policiamento de Trânsito, os alunos exibiram cartazes confeccionados por eles mesmos em sala de aula, com mensagens educativas de segurança no trânsito.

Os estudantes ainda ajudaram a distribuir material educativo sobre a Operação Lei Seca que completou um ano de criação no último sábado (21). Desde a criação, a Operação Lei Seca, que integrou as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito, já abordou mais de 32 mil veículos e aplicou quase 28 mil testes do bafômetro.

Em um ano de atividades, Lei Seca já flagrou 2.162 motoristas embriagados na Paraíba e prendeu 321. Em julho deste ano, a operação ganhou o reforço de 60 agentes aprovados no concurso do Detran e passou a ter fiscalizações diárias.

Programação – Nesta terça-feira (24), dando prosseguimento às ações da Semana Nacional de Trânsito, será realizado um seminário no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, a partir das 8h. O objetivo é discutir o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013 com representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Na quarta-feira (25), haverá um comando educativo, a partir das 15h, na Rua Rosa Lima dos Santos, no Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma Gincana Cultural e Recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na Rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h. O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.