Fale Conosco

13 de junho de 2018

Estudantes participam de atividade sobre preservação ambiental



IFPB2 13 6 270x270 - Estudantes participam de atividade sobre preservação ambientalAlunos do Instituto Joaquina de Paiva Gadelha, da cidade de Marizópolis, próximo à cidade de Sousa, visitaram o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde conheceram várias técnicas de como se trabalhar com a terra, sem agredir a natureza. Na atividade, eles tiveram acesso às metodologias que garantem a manutenção dos rebanhos bovinos e caprinos, em períodos de longas estiagens.

Na grande maioria, os alunos são filhos de agricultores familiares assistidos pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. A ação, que tem o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, a exemplo de outros municípios da região, busca a preservação ambiental, para recuperação de áreas degradadas com o replantio de árvores, em sua maioria, nativas e frutíferas.

A iniciativa foi do escritório regional da Emater de Marizópolis, em parceria com a prefeitura de Marizópolis, Secretaria de Educação do Município e do IFPB em Sousa. O objetivo faz parte da programação anual da Emater em comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Os alunos também conheceram a fabricação e uso de um biodigestor sertanejo, cuja finalidade é a preservação do meio ambiente, produção de gás de cozinha e produção de adubos orgânicos que melhora a qualidade do solo.