Fale Conosco

16 de abril de 2013

Estudantes do curso de Hospedagem da rede estadual são selecionadas para estágio em hotel no Conde



Três alunas do curso de Hospedagem da Escola Estadual Presidente Médici e do Centro de Educação Profissional foram selecionadas para estágio em um resort, localizado no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba. As alunas Tainá Mendes, Driele Oliveira e Raíssa Ferreira concorreram com outros 12 estudantes de outras escolas da Paraíba e, após a aprovação, já iniciaram o estágio.

“Lá percebi que posso colocar em prática tudo que aprendi em sala de aula, principalmente a parte de línguas estrangeiras na recepção, que é onde mais gosto de estar, mas já vi um pouco de tudo, além da parte de governança”, contou Tainá Mendes, de 17 anos, que receberá, assim como suas colegas, uma bolsa durante o estágio, além de vale transporte e alimentação.

O curso de Hospedagem faz parte do ensino médio integrado à educação profissional, sistema que possibilita uma maior inserção do aluno, após a formação, no mercado de trabalho. Os cursos têm duração de três anos. Além das aulas da grade curricular, os alunos assistem aulas nos laboratórios específicos para cada curso e, no último ano, participam de estágio em empresas conveniadas.

O estágio é obrigatório para os alunos do 3º ano do curso de Hospedagem e a Escola Presidente Médici mantém parceria com a rede hoteleira de João Pessoa para tornar possível esta etapa do ensino. “O estágio faz parte do nosso plano pedagógico, é obrigatório e tem 300 horas/aula, além de ser uma forma estratégica de colocar o aluno em contato com o mercado de trabalho”, explicou o coordenador da Escola/Empresa, professor Chagas. Segundo o coordenador, cerca de 70% dos alunos da escola formados nos cursos oferecidos são absorvidos pelas empresas onde realizam o estágio. Além do estágio, eles estudam disciplinas voltadas para o curso e as línguas estrangeiras Inglês, Espanhol e Francês.

O curso de Hospedagem tem aproximadamente 180 alunos no 1º, 2º e 3º anos. Além do curso de Hospedagem, a Escola Estadual Presidente Médici também possui os cursos de “Serviço de Bar e Restaurante”, “Eventos” e “Manutenção e Suporte na área de Informática”. “Nossos cerca de 600 alunos têm a perspectiva da empregabilidade, pois os nossos cursos são voltados para o mercado de trabalho”, destacou o professor Francisco Chagas.