Fale Conosco

7 de agosto de 2017

Estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPB visitam Parque Estadual das Trilhas



visita trilhas1 270x202 - Estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPB visitam Parque Estadual das TrilhasA Secretaria Executiva de Meio Ambiente acompanhou estudantes do curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), durante visita ao Parque Estadual das Trilhas, na última sexta-feira (4). O passeio foi solicitado pela coordenadoria do curso com o objetivo dos estudantes entenderem como funciona a implantação de unidade de conservação. O Parque está localizado no pólo turístico de Cabo Branco, próximo ao Centro de Convenções de João Pessoa.

De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, é de extrema importância que os futuros gestores ambientais tomem conhecimento de como funciona toda a estrutura do Parque Estadual das Trilhas. “É importante que as futuras gerações de gestores ambientais conheçam e vivam a experiência da estrutura do parque. Preservar o Parque é um grande desafio. O local possui uma área de preservação enorme e necessita que todos estejam engajados na preservação daquele local, que constantemente sofre ameaças de invasores, grileiros, por todo o tipo de degradadores”, afirmou.

visita trilhas2 270x202 - Estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPB visitam Parque Estadual das TrilhasO Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios tem uma área de 700 hectares, e serve de proteção para os rios Jacarapé, Cuiá, Aratu, Mangabeira e Muçuré, além dos riachos Estivas e Sanhavá. A Unidade de Conservação é a segunda maior reserva de Mata Atlântica de João Pessoa, depois da Mata do Buraquinho. No Parque, há mais de 150 espécies de flora e mais de 70 espécies da fauna. O Parque foi criado pelo Governo do Estado em setembro de 2014, durante audiência pública realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa.

O estudante do curso de gestão ambiental, do IFPB, Carlos Cavancalti, que participou do passeio, relata a experiência de conhecer o Parque e destaca a importância de obter o conhecimento sobre a área. “Para nós que seremos futuros gestores ambientais, foi muito importante participar do passeio. Eu não conhecia o Parque Estadual das Trilhas e fiquei impressionado com o local. Deu para acompanhar um pouco o trabalho que o Governo vem realizando para preservar a área. Percebemos que é um grande desafio tomar conta de toda aquela riqueza natural que pertence ao Estado da Paraíba”, enfatizou.

A visita ao Parque Estadual das Trilhas contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba.

visita trilhas 270x202 - Estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPB visitam Parque Estadual das TrilhasUnidade de Conservação – É a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC – Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).