João Pessoa
Feed de Notícias

Alunas de Escola Estadual conquistam 1º lugar em mostra internacional

segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 17:51 - Fotos: 

As alunas Rayhanne Maria Jatobá e Karoline Oliveira Ribeiro, ambas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente João Goulart, de João Pessoa, conquistaram o primeiro lugar na área de Gerenciamento do Meio Ambiente na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MostraTec), que aconteceu em Novo Hamburgo/RS. O evento contou com a participação de estudantes de 22 países e reuniu mais de 482 projetos nacionais e internacionais.

Além de conquistar o primeiro lugar, a aluna Rayhanne Maria Jatobá ganhou uma bolsa do CNPq, como incentivo à pesquisa, e uma credencial para participar da I-SWEEEP – The World International Sustentável (Energia, Engenharia e Meio Ambiente), feira internacional que acontecerá em 2015, em Houston (Texas), nos Estados Unidos, e é considerada a maior feira de ciências do Ensino Médio do mundo.

As alunas apresentaram o projeto “Análise das ilhas de calor no município de João Pessoa/PB: crescimento urbano, variações térmicas e possíveis soluções”, orientado pela professora Rafaelle Souza. Desenvolvido desde 2013, o projeto analisa o campo térmico da capital e propõe minimização de seus efeitos, começando pelo ambiente da escola onde as alunas estudam.

Agora, com o auxílio da bolsa, vamos colocar em prática as soluções propostas no projeto, como a aplicação de um telhado verde na escola para proporcionar um maior conforto térmico e melhorar a utilização da ventilação natural”, contou a orientadora do projeto, Rafaelle Souza.

No mesmo período, os professores Jeimes Ferreira e Rafaelle Souza, da mesma escola, apresentaram o trabalho “Expor Física e CTSA Jovem: o ensino da física através de projetos”, no Seminário Internacional de Educação Profissional (SIET). O objetivo do trabalho foi analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física através de projetos de Iniciação Científica, os quais possibilitam aos alunos do Ensino Médio a construção de conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, abordando inclusive a correlação com a ficção científica.

Mostramos que não precisamos de muito para produzir conhecimento científico de qualidade, pois o trabalho em equipe e a dedicação fazem a diferença. Ver suas alunas crescendo juntamente com você não tem preço. Espero que sirva de motivação para tantos outros estudantes da rede pública de ensino”, ressaltou a professora Rafaelle Souza.

Mostratec: Feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET (Seminário Internacional do Ensino Técnico), Mostratec Júnior,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.