João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes da rede pública apresentam projeto de Astronomia em São Paulo

terça-feira, 18 de março de 2014 - 18:37 - Fotos: 

Três alunos do 9º ano do Colégio da Polícia Militar da Paraíba estão apresentando projeto sobre astronomia na 12ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (FEBRACE), que acontece até a próxima quinta-feira (20) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Os jovens, que foram selecionados entre mais de 13 mil inscritos do país, estão concorrendo a uma vaga para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel.

Os paraibanos Paulo Jefferson Colaço de Almeida Filho, Manoel Celestino de Pontes Filho e Donnovan Gabriel de Sousa Trajano chegaram a capital paulista com o feito de ser o único projeto da área de astronomia selecionado para a feira. Com o tema ‘o buraco negro em função do universo’, os jovens talentos mostram uma nova teoria da origem do universo, defendendo que algo existiu antes do big-bang, o que eles chamam de pré-universo.

O trabalho dos estudantes paraibanos foi um dos 331 projetos finalistas selecionados.Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado 200 prêmios. Também estarão concorrendo a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada entre os dias 11 e 16 de maio, em Los Angeles (EUA).

O estudante Donnovan Gabriel disse o projeto paraibano atraiu um público considerável para o primeiro dia da feira. “Fiquei bastante emocionado quando vi várias pessoas disputando espaços para poder assistir nossas apresentações e elogiando nosso trabalho”, afirmou o estudante, ressaltando o pioneirismo do projeto.

Para o professor do Colégio Militar, cabo Esdras Karlo Rodrigues, a experiência na feira é oportunidade única para a troca de conhecimentos na área de desenvolvimento tecnológico. “Estamos compartilhando esse conhecimento e levaremos de volta à Paraíba uma bagagem de novas descobertas que vai ampliar ainda mais o saber dos alunos do colégio e de todo Estado”, ressaltou.

Sobre a feira

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Somente em 2013 a mostra envolveu mais de 24.500 alunos de todos os estados brasileiros no desenvolvimento de projetos investigativos. Segundo os organizadores, os estudantes saem da mostra com uma experiência extremamente positiva, acreditando no seu potencial e com mais perspectivas de uma carreira acadêmica e profissional.