João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes da rede estadual participam do evento Diálogo com o Setor Produtivo

terça-feira, 25 de agosto de 2015 - 09:46 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Alunos do 9° ano de várias escolas da rede estadual de ensino de João Pessoa participaram, nessa segunda-feira (24), do evento Diálogo com o Setor Produtivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O evento aconteceu no auditório da Escola Técnica de João Pessoa e teve a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, da secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, da presidente da PBTur e de representantes do setor produtivo.

Aléssio Trindade destacou a importância da educação. “É importante saber por que estudamos. A resposta é que estudando teremos oportunidade de crescer, de trabalhar e assim, um dia, poder sustentar uma família. Essa é a importância da Educação Profissional, principalmente fazendo um curso técnico que dialoga com o setor produtivo”, explicou o secretário.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, contou aos alunos sua experiência profissional e como chegou onde está hoje. “Sempre estudei em escola pública e sempre tive orgulho disso. Saibam que vocês podem chegar onde quiserem, basta querer e lutar por isso”, disse Ruth Avelino.

Em seguida os representantes do setor produtivo Graco Parente (Presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes), Paulo Amaral (Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL) e José Inácio Pereira Júnior (Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH), expuseram aos alunos a importância da capacitação e dos cursos técnicos na formação de mão de obra qualificada para trabalhar na indústria do turismo, que cresce ainda mais na Paraíba depois da construção do Centro de Convenções de João Pessoa. “Atualmente só se fala de crise, mas aqui na Paraíba nós vivemos um momento de oportunidade com o mercado aberto para todos vocês”, contou Graco Parente.

O gerente executivo da Educação Profissional, Américo Falcone, destacou o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido pela SEE na educação profissional, com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) e a ampliação do ensino técnico em todo o Estado. Américo Falcone ressaltou também os cursos que terão início na Escola Técnica de João Pessoa ainda este ano, por meio do programa Qualifica-PB. “Serão cursos oferecidos aos alunos uma vez por semana, no contraturno, para alunos do 1º ano do ensino médio”, explicou.

Após a fala dos representantes do setor produtivo aconteceu um debate onde os alunos puderam tirar dúvidas com os empresários e, em seguida, para encerrar o evento, a presidente da PBTur apresentou o vídeo institucional da Paraíba.