João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes da rede estadual fazem prova da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

segunda-feira, 12 de setembro de 2016 - 17:35 - Fotos:  Secom PB

Os alunos da rede estadual de ensino participaram, nesse sábado (10), da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas foram aplicadas em mais de nove mil unidades de todos os Estados. Participaram dessa etapa 913.546 estudantes classificados na primeira fase, que teve 17,8 milhões de inscritos. Aproximadamente 19 mil alunos das instituições municipais, estaduais e federais representaram a Paraíba.

Os estudantes responderam a seis questões dissertativas, em que tiveram que expor o raciocínio matemático usado para resolver os problemas. De acordo com um dos coordenadores da Obmep, na Paraíba, o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José de Arimatéia Fernandes, a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), é fundamental para a aplicação das provas.

“Nós contamos com os profissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) para nos apoiar na realização dos exames, sem eles a Obmep seria prejudicada”, comentou. O coordenador destacou, ainda, o bom desempenho dos alunos da Rede Estadual na Olimpíada. “Eles sempre têm bom desempenho e, geralmente, conquistam boa premiação, com várias medalhas”, disse.

Os vencedores dessa segunda etapa da Obmep serão anunciados em 30 de novembro. Os 6.500 alunos com melhor desempenho no Brasil receberão prêmios. Serão 4,5 mil medalhas de bronze; 1,5 mil de prata e 500 medalhas de ouro. Serão também distribuídas até 46,2 mil menções honrosas a estudantes destacados. As cerimônias de entrega dos prêmios da Obmep ocorrem no próximo ano, em data a ser definida.

Obmep - Já em sua 12ª edição, a Obmep foi criada para difundir uma nova visão sobre a matemática. A olimpíada desperta uma nova abordagem em sala de aula, mostrando que a disciplina pode ser encarada como algo do cotidiano, de forma mais simples. Em 2016, a Obmep teve recorde de inscrições: escolas de 99,6% dos municípios brasileiros participam da competição.