João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos comemoram entrega de escola, tablets e kits de robótica em Triunfo

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 10:27 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na noite dessa quinta-feira (21), a Escola de Ensino Médio e Fundamental Bernardino José Batista, no município de Triunfo, no Sertão paraibano. Na inauguração, o professor Teodolino Mangueira e o estudante José Thiago Dantas, do 1º ano, que representaram a comunidade escolar, receberam tablets, kits de esportes e de robótica que vão auxiliar no processo de aprendizagem.

Durante a solenidade, o governador ressaltou que a meta é disponibilizar aos estudantes da rede estadual escolas estruturadas para oferecer educação de qualidade. “São mudanças importantes como a utilização dos tablets pelos professores e alunos, aulas de robótica e cursos de especialização de 2.300 docentes que vão refletir na melhoria da nossa qualidade de ensino”, destacou Ricardo.     

A obra foi construída pela Superintendência de Obras do Estado (Suplan) com investimento de R$ 830 mil e conta com seis salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, sala de professores, sala da diretoria, pátio, cozinha, dispensa, banheiros e rampas de acessibilidade.

O prefeito Damísio Mangueira disse que essa é uma reivindicação antiga do município e que hoje é uma realidade. “Essa é uma escola de qualidade”, frisou.

A diretora da 9ª gerência de educação, Socorro Delfim, disse que a escola representa um sonho para pais e alunos que vinham estudando em um espaço cedido pelo município.  “Isso mostra o compromisso com a região que registra melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”.

A secretária de Educação, Márcia Lucena, afirmou que o Estado está trazendo o que há de melhor para a escola de Triunfo porque essa é a política focada em oferecer oportunidades iguais.  Márcia informou que a Secretaria está elaborando uma cartilha para orientar alunos e professores a utilizarem de forma eficaz as novas tecnologias.

Até o momento, 390 alunos estão matriculados, mas o número deve aumentar até a próxima segunda-feira com o início do ano letivo. “Esses alunos estudavam em um espaço cedido dentro de uma escola municipal, mas a partir de agora terão um estabelecimento novo, confortável e bem equipado. Essa é uma escola modelo e pedimos para que os alunos preservem esse patrimônio que é deles”, destacou a diretora da escola, Maria Irivam Alves.

O estudante José Thiago Dantas, do 1º ano, estava satisfeito por receber o tablet e inicar o ano letivo em uma escola nova e moderna. “Essa é uma ferramenta que vai ajudar na pesquisa por conteúdos atualizados e auxiliar nas tarefas escolares. Não acreditava que essa tecnologia chegasse a nossa escola, mas é real e está nas minhas mãos”, comemorou.

A aluna do 3º ano, Rafaela Evangelista, não escondeu a alegria de estudar em um novo espaço. “Pela primeira vez, os alunos da rede estadual de Triunfo terão aulas em um estabelecimento com laboratório de informática, ampla biblioteca e cheia de novidades como os tablets e aulas de robótica. Nos sentimos mais confiantes, até porque, agora teremos acesso a uma escola com estrutura de universidade”, destacou.

“A maior vitória para um homem público é inaugurar uma escola com esse padrão de qualidade. Esse é o mesmo sentimento que tive quando entreguei as escolas em Cabedelo, no Colinas do Sul, em João Pessoa, em Parari e em Sapé”, destacou o governador. A solenidade ainda contou com as presenças da primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, do deputado estadual Lindolfo Pires, e do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa.