Fale Conosco

23 de outubro de 2012

Estudante da rede estadual vai representar a Paraíba no Programa Jovens Embaixadores 2013



A estudante Jailma Santos, moradora do bairro Mário Andreazza, em Bayeux,  foi escolhida para representar a Paraíba como Jovem Embaixadora 2013. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon Jr. Foram escolhidos 37 alunos de escolas da rede pública de todo o Brasil que terão a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro do próximo ano.

Jailma Santos, de 17 anos, é aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Olivina Olívia, em João Pessoa. Ela conta que sempre estudou em escola pública.  Iniciou os estudos na Escola Estadual Antônio Gomes, localizada no bairro onde mora, e desde o 1º ano do Ensino Médio está matriculada na Escola Estadual Olivina Olívia. Além de estudar Jailma ajuda as crianças do seu bairro com aulas de reforço.

“Estou muito feliz e ao mesmo tempo tranquila, pois ainda não estou acreditando, estou achando que é um sonho”, contou. Jailma concorreu com outros 173 alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) que se inscreveram no Programa Jovens Embaixadores.

Aluna aplicada, a adolescente nunca teve oportunidade de fazer um curso de inglês. “Nunca fiz curso, estudei inglês apenas como disciplina na escola e em casa”, disse. “De todos os nossos alunos, ela era a mais carente e apesar de sua realidade ela superou seus desafios, por meio do seu potencial, e foi a grande vencedora”, comemorou a responsável pelo Programa Jovens Embaixadores na Paraíba, Vitória Régia Alves de Sousa.

Avaliação – Os alunos inscritos participaram de duas etapas: a primeira  consistiu na seleção dos estudantes e apreciação da documentação enviada e na segunda etapa aconteceu a aplicação das provas. Após estas etapas uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEE) visitou as residências dos alunos classificados e produziu um relatório que foi enviado à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

“A partir do momento que você se torna um jovem embaixador um leque de oportunidades se abre na sua mente, te possibilitando visualizar o mundo de uma maneira talvez nunca antes vista por você”, analisou Samuel Oliveira, Jovem Embaixador do ano de 2009 e  atualmente cursando Relações Internacionais da UEPB e ex-aluno da Escola Estadual Severino Cabral de Campina Grande.

Os alunos escolhidos são oriundos da rede pública de ensino, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e serão “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Jovens Embaixadores – Trata-se de um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.  O programa acontece sempre no mês de janeiro.  Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington, onde participam de reuniões com autoridades do governo e visitam escolas públicas e projetos sociais.

Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.