Fale Conosco

17 de janeiro de 2013

Estrutura da nova Acadepol será uma das mais modernas do país



A nova Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol) será uma das mais modernas do Brasil. Os investimentos na construção da sede são estimados em R$ 7 milhões.  O diretor da instituição, delegado Bergson Vasconcelos, informa que o espaço terá capacidade para atender até 700 alunos em formação simultânea nas 14 salas de aulas.

A estrutura está localizada às margens da rodovia Ministro Abelardo Jurema (PB-008), em Jacarapé, João Pessoa. A área construída é de 2,5 hectares. A área total é de 9 hectares incluindo a reserva de mata atlântica que será utilizada para treinamento dos policiais civis.

As instalações da Acadepol terão um auditório com capacidade para 340 pessoas, além de biblioteca, laboratório de informática, ginásio poliesportivo, estande de tiro, sala para aulas de defesa pessoal, pista de atletismo, alojamento para 80 policiais, refeitório, pátio, área de lazer e estacionamento.

O delegado Bergson avalia que a nova sede da Acadepol vai beneficiar não apenas os profissionais, mas todo Estado. “Além de qualificar o policial que está ingressando por meio de curso de formação também vai possibilitar a formação continuada dos que já são policiais, refletindo na melhor prestação de serviços à sociedade”, destaca.

A Polícia Civil, incluindo os profissionais do Instituto de Polícia Científica (IPC), conta com um efetivo de 1.800 policiais. Atualmente estão em fase final três cursos de pós-graduação envolvendo delegados, peritos, agentes e escrivães.

Um convênio firmado com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no valor de R$ 1,6 milhão, vai garantir a execução do projeto ‘Segurança Itinerante’, com a aquisição de um simulador virtual de tiro móvel, instalado em um caminhão e a compra de todo o equipamento necessário para a sala de musculação.

Além de atender a Polícia Civil, a Acadepol ainda oferece vagas em seus cursos para outros órgãos operativos de segurança, como Polícia Militar, Federal, Rodoviária Federal da Paraíba e de outros Estados.

Endereço on-line – Já está em funcionamento a página institucional da Acadepol. Disponível no endereço www.acadepol.pb.gov.br, a página traz notícias sobre as atividades desenvolvidas e o andamento das obras para a construção da nova sede. Lá servidores da Polícia Civil também terão acesso ao Boletim Interno da instituição, que contempla publicações de cunho administrativo.