João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo e primeira-dama recebem estilista alagoana Martha Medeiros

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 15:15 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu neste domingo (12) a estilista Martha Medeiros, que veio ao estado para visitar o Salão de Artesanato da Paraíba. Apaixonada por renda renascença, Martha veio à Paraíba fazer um levantamento da qualidade e do design do artesanato local. “Não existe um Salão como esse no Brasil nem no exterior. E olha que eu visito todos. Aqui na Paraíba percebemos que existe amor em todos os detalhes do evento. Tudo foi feito pensando em cada artesão e no seu desenvolvimento. É único, estou apaixonada”, afirmou.

Martha foi recebida também pela coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama Pâmela Bório, e pela gestora do PAP, Ladjane Barbosa. Após prestigiar todos os estandes do Salão de artesanato, Martha se reuniu com as rendeiras paraibanas e conversou sobre negociações e futuras parcerias. “O Brasil está na moda, é chique ser do Brasil. E pode ter certeza que o artesanato paraibano é a cara do nosso País”.

Há mais de 25 anos no mercado da moda, Martha é proprietária da boutique multimarca Maison M em Maceió. Hoje seu nome está consolidado no mundo fashion, mas suas raízes estão no artesanato, de onde vem toda a sua paixão pelos trabalhos manuais. “Fundei a Feira de Artesanato de Pajuçara, em Maceió, há 14 anos. É uma paixão antiga e que só cresce”, disse. Suas peças já vestiram grandes personalidades como a cantora Ivete Sangalo, a apresentadora Xuxa Meneghel e a pop star Beyoncé. Até o enxoval de cama e mesa do Papa Francisco, em sua visita ao Brasil no ano passado é todo assinado pela marca Martha Medeiros.

A estilista alagoana revela que o segredo do seu sucesso está em transformar o artesanal em artigo de luxo e a Paraíba tem grande potencial para isso. “A grande sacada é sofisticar, agregar valor às peças para fazer com que o artesanato seja artigo de desejo das pessoas e, de fato, entre no mercado para o consumidor. Fico feliz em ver que a essência da arte genuína já existe nos artesãos da Paraíba, são como diamantes brutos, prontos para serem lapidados”, explicou.

A coordenadora do PAP, Pâmela Bório, ressaltou que a negociação para produzir um catálogo com a renda paraibana já vem sendo discutido entre o PAP e Martha desde o ano passado. “Há um ano, nós almoçamos juntas em São Paulo para tratar justamente desse tipo de ação: um catálogo com a nossa renda e demais itens artesanais usados nas suas coleções para que todos saibam que a base da marca Martha Medeiros é justamente o artesanato produzido por nossas associações, como a de São João do Tigre e Camalaú. Ninguém sabe, por exemplo, que a toalha do Papa na ocasião da visita ao Brasil foi feita por nossos artesãos e esta peça agora se encontra no Vaticano. Quero que todos saibam e reconheçam a essência da cultura da Paraíba em um trabalho que já ganhou o mundo”, afirmou.

Sobre o reconhecimento de Martha sobre o Salão de Artesanato, Pâmela considerou que se trata de um grande estímulo para os artesãos e todos os demais envolvidos neste evento. “Além de suas visitas, ela expressou publicamente nas redes sociais que se trata da melhor feira de arte e artesanato do Brasil e uma das melhores do mundo! E a estilista não apenas nos motiva como uma visitante ilustre que por dois dias esteve aqui conosco, mas impulsiona o trabalho dos artesãos de formas distintas, como a encomenda de renda renascença das nossas associações para a confecção de suas criações e também a compra de peças artesanais de tipologias diversas, como sempre fez nas nossas feiras e Salões. Ela nos revelou que, além da renascença, está trabalhando agora com uma grande encomenda junto às marisqueiras e fibreiros para usar nas suas criações de artigos domésticos. Isso vai alavancar ainda mais o artesanato paraibano, seja pelo aumento das vendas, seja pela visibilidade de seus trabalhos”.

Made in Paraíba – A gestora do PAP, Ladjane Barbosa, relembra que após o primeiro contato com Martha Medeiros, em 2008, vários trabalhos foram feitos em parceria, levando a arte e delicadeza da renda paraibana para o mundo. “Em 2008, fui a Alagoas e apresentei a Martha a renda paraibana, que, até então, ela não conhecia. De lá para cá, ela se encantou com nosso artesanato e vem fechando várias encomendas. Nessa última visita, outras parcerias foram fechadas e nós do PAP estamos muito otimistas, porque, afinal de contas, a marca Martha Medeiros é reconhecida internacionalmente”, disse.

Ladjane também relatou a felicidade dos artesãos e de todos que fazem parte do Programa de Artesanato da Paraíba com os elogios da estilista sobre o Salão. “É um privilégio ter uma pessoa como Martha visitando e elogiando a arte da Paraíba. Também é muito gratificante para todos nós ver que ela foi sensível a ponto de perceber o amor que colocamos em tudo o que fazemos neste Salão. Além do prestígio, vejo esse estreitamento de laços de Martha com as rendeiras como uma grande oportunidade de crescimento econômico, porque ela tem uma vasta e importante clientela que por meio dela conhecerá ainda mais a renda renascença paraibana”, concluiu.

O 19º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato Paraibano, que tem a coordenação geral da primeira-dama, Pâmela Bório.

Horários – O Salão está localizado no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. É aberto diariamente das 15h às 22h, até o dia 26 de janeiro, com entrada gratuita.