João Pessoa
Feed de Notícias

Estiagem e políticas públicas em favor do agricultor familiar são discutidos em Dia de Campo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013 - 18:20 - Fotos: 

Os agricultores familiares que participaram do Dia de Campo sobre produção agroecológica de convivência com o semiárido e políticas públicas, nesta terça-feira (22), no sitio Chapadouro, no município de Serra Redonda, saíram do local satisfeitos e anunciando que pretendem aplicar os ensinamentos em suas propriedades. O evento foi uma realização da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com a participação de outros órgãos.

Durante o evento também foi discutida a aquisição de milho pela Conab e da ração animal pela Empasa, além de comercialização de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Uma série de Dias de Campo está programada para este ano, com a finalidade de levar aos agricultores familiares as práticas de convivência com a estiagem e esclarecer políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, informou José Sales Junior, coordenador regional da Emater em Campina Grande.

Marconi Nunes é agricultor e começou a trabalhar com hortaliças em 2002, de forma desordenada, aguando as plantações com um regador manual. A partir de 2006, com a orientação da Emater, passou a usar o sistema de irrigação por micro aspersão.

“Os resultados foram satisfatórios, passei a usar produtos defensivos naturais e biofertilizante”, comentou Marconi. O esterco para adubar a terra vem da criação de gado e das galinhas.  Além de dois irmãos que trabalham com ele , ainda contratou mais uma pessoa para ajudar no preparo e na limpa dos canteiros de hortaliças.

A produção do sítio Chapadouro, pertencente a Marconi, é vendida em três feiras livres de Serra Redonda, Massaranduba e Ingá, e a alguns supermercados na região.