Fale Conosco

10 de fevereiro de 2014

Estagiários do Hospital de Trauma participam de palestras de capacitação



O Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (Nece) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está promovendo até o mês de dezembro, no auditório do Hospital, uma série de palestras sobre Biossegurança Hospitalar, destinadas aos estagiários antes de iniciarem o campo de prática.

As palestras, que acontecerão pela manhã e à tarde, serão proferidas pelo engenheiro de Segurança do Trabalho da instituição de saúde, Diogo Sérgio César de Vasconcelos. O conteúdo abordado refere-se ao repasse de orientações aos estagiários sobre como devem atuar com segurança numa unidade hospitalar de alta complexidade, como é o caso do Hospital de Trauma.

De acordo com Diogo Vasconcelos, serão trabalhados os seguintes temas: definição de Biossegurança; apresentação dos riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos) e dos riscos de contaminação hospitalar; métodos de higienização e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “A nossa preocupação está voltada para orientá-los acerca da preservação e proteção à saúde no ambiente hospitalar”, ressaltou.

As palestras realizadas para os estagiários serão muito importantes, pois além de prepará-los para inseri-los na rotina de trabalho do hospital e fazê-los conhecedores das normas de saúde e segurança, também oferecerá condições de preparar os futuros profissionais no que se refere à Biossegurança.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, um Hospital da complexidade que é o Trauma necessita de uma atenção especial para segurança dos profissionais e dos próprios pacientes. “Palestras como essa não somente capacitam como também trazem resultados práticos referendando o processo de acreditação, no qual o hospital está inserido e recentemente recebeu a indicação”, relatou.

Biossegurança Hospitalar – É um conjunto de ações adotadas pelos trabalhadores e também pela direção das unidades hospitalares visando a prevenção, diminuição e eliminação dos riscos de doenças que podem ser adquiridas no ambiente hospitalar.