Fale Conosco

30 de agosto de 2013

Estados firmam parceria para combater crimes nas divisas do Nordeste



Secretários de Segurança do Nordeste firmaram compromisso para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que integra ações operacionais e de Inteligência dos nove estados da Região. O documento foi proposto pela coordenação da ‘Operação Divisa Segura’, que tem à frente o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, durante reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), ocorrida na Bahia.

Para o coordenador, o documento registra o que já acontece na prática, desde 2011, quando os gestores de segurança do Nordeste iniciaram as reuniões da ‘Divisa Segura’, com o intuito de, conjuntamente, prevenir e combater crimes, especialmente roubos a bancos, cargas e tráfico de drogas.

Esse compromisso, que já reúne a assinatura de seis estados, nos permite agora pactuar com o Governo Federal e procurar, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) apoio, tendo a secretária Regina Miki já sinalizado positivamente nesse sentido”, afirmou Jean Nunes. Segundo ele, a ideia é que a operação possa fazer parte do planejamento do Ministério da Justiça, atuando no Nordeste da mesma forma que a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) trabalha no Brasil.

A próxima reunião da ‘Divisa Segura’ acontece no dia 13 de setembro, na cidade do Crato (CE). Na ocasião, serão planejadas operações nas divisas. Além das polícias Civil e Militar, também participam dos encontros representantes do Exército brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.