João Pessoa
Feed de Notícias

Estado retoma projetos culturais do Plano de Ação das Cidades Históricas

quarta-feira, 16 de março de 2011 - 09:01 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) formado por gerentes operacionais e executivos, com a finalidade de acompanhar o planejamento e a execução das obras do Centro de Cultura Popular, Museu da Cidade e o Complexo de Produção Audiovisual, em João Pessoa. A primeira atividade do Grupo está prevista para esta quinta-feira (17), quando os gerentes devem percorrer os bairros do Centro Histórico da Capital para conhecer e avaliar os espaços destinados à implantação das três obras aprovadas no Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH), através de uma parceria entre Estado e União.

 O GT tem a missão de representar a secretaria nas discussões sobre os projetos apresentados ao Governo Federal, na área da cultura, dando suporte na execução das obras e auxiliando o secretário da Cultura, Chico César, no Comitê Gestor a ser criado em abril. A composição do Comitê contará, ainda, com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Secretaria de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Sobre o Plano – O Plano de Ação das Cidades Históricas é uma extensão do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), realizado pelo Governo Federal em parceria com os Estados e municípios brasileiros, com o objetivo de financiar iniciativas de preservação do patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável com base na cultura regional.

O anúncio marcou a retomada das discussões sobre a implantação de equipamentos culturais na Capital, beneficiados com as ações do plano. Além dos municípios de João Pessoa e Areia, outras 93 cidades brasileiras consideradas Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foram contempladas com recursos a serem aplicados na área da preservação do patrimônio cultural e consolidação do desenvolvimento sustentável.