João Pessoa
Feed de Notícias

Estado realiza ações em comemoração ao aniversário do bairro de Mangabeira

sábado, 27 de abril de 2013 - 16:44 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado realizou diversas ações neste sábado (27) em comemoração ao aniversário de 30 anos do bairro de Mangabeira, na Capital. Das 9h ao meio-dia, várias unidades de serviço da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estavam com tendas armadas nas proximidades do Mercado Público do bairro, disponibilizando serviços e esclarecendo dúvidas dos moradores.

A Gerência de Vigilância Ambiental estava com o laboratório de entomologia. A equipe do Hemocentro da Paraíba distribuiu folhetos informativos e tirou todas as dúvidas sobre doação de sangue. A 1ª Gerência Regional de Saúde esteve presente com exposição e informações sobre o mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. O Núcleo de Doenças Endêmicas distribuiu material informativo e alertou os moradores sobre hanseníase e tuberculose. Já o Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais fez a distribuição de preservativos e gel lubrificante, além de esclarecer para a população sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a técnica do Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Maria das Dores da Silva, o evento foi um presente especial para o bairro. “Estamos aqui para presentear esse bairro tão importante para nossa cidade. O Governo do Estado quis comemorar com os moradores de Mangabeira, e estamos aqui com toda a alegria e satisfação informando a população sobre questões de saúde”, disse. Além desses serviços, ainda estiveram presentes o Núcleo de Saúde Mental, informando os moradores sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e a Ouvidoria da Saúde da Paraíba.

Além da SES, também estiveram presentes a Secretaria de Esportes da Paraíba, com dois professores de educação física realizando aulas de ginástica laboral, a Secretaria de Desenvolvimento Humano, com a ‘Ciranda de Serviços’, expedindo carteiras de identidade e CPFs, e a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado com uma delegacia móvel. De acordo com a moradora Josinete Silva, é importante que o bairro seja lembrado com esses serviços. “Eu moro aqui em Mangabeira há mais de 20 anos e tenho visto esse bairro crescer. Fico muito feliz por receber todas essas informações aqui, sem precisar sair do meu bairro”, comemorou.

O evento também contou com a realização de shows com bandas de forró e pagode, além de diversas atividades culturais, como capoeira e danças. As comemorações pelo aniversário do bairro de Mangabeira serão encerradas à noite com um show de forró.