Fale Conosco

2 de março de 2012

Estado participa de oficina de mobilização e prevenção à dengue em Fortaleza



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Comunicação Social, vai participar nesta segunda-feira (5), a partir das 10h15, em Fortaleza, da “Oficina de Comunicação e Mobilização Social Relacionada à Prevenção e Controle da Dengue”. O evento,  que já foi realizado no Rio de Janeiro,  é uma promoção do Núcleo de Comunicação Social da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e faz parte do Programa Nacional  de Controle da Dengue. A Paraíba será representada pela assessora de imprensa da SES, Joelma Medeiros.

A oficina acontecerá paralela à Reunião Macrorregional Nordeste, que será iniciada às 8h e vai reunir representantes da Vigilância em Saúde dos Estados do Nordeste e dos municípios  com mais de 50 mil habitantes que foram beneficiados com um recurso financeiro adicional de 20%  para as ações de prevenção a dengue.  A próxima oficina está marcada para o dia 8 de março, em Belém do Pará.

Durante a oficina, haverá  uma mostra de materiais de campanhas contra a dengue realizadas pelo Ministério da Saúde e pelos Estados que compõem esta Macrorregional. Por isso, cada assessor de imprensa deve levar materiais que possam ser colocados na Exposição Compartilhada Xô Dengue.

Flávio Trevellin Forini, do Núcleo de Comunicação Social da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, explicou que  o objetivo dessas oficinas de comunicação é alinhar  as informações  com vistas a aprimorar a capacidade de análise da situação em pauta e promover discussões das interfaces  de atuação  e das ações integradas de comunicação e mobilização social, contando, inclusive,  com a colaboração de dois palestrantes convidados e especialistas em estratégias de comunicação.

Macro regional – De acordo com o técnico Antônio Neto, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, as Macro Regionais estão sendo realizadas em todo o país, com o objetivo principal de fazer uma avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).  Já houve reuniões das Macrorregiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Ele disse que o papel do Estado com relação à dengue é fazer o monitoramento, orientação e apoio logístico aos municípios. “A SES já iniciou as visitas aos municípios com as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental e visitas às secretarias municipais de saúde”, afirmou.

Dengue sofre redução – De acordo com último boletim divulgado no início desta semana, os casos notificados de dengue em 2012 se mantêm com valores inferiores aos do ano de 2011. Em termos percentuais, a redução é de 88,3% em relação ao mesmo período de 2011. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, os dados mostram que a ocorrência de casos em 2012 está abaixo da média esperada para o período, o que representa um resultado positivo para o estado da Paraíba. São 250 casos este ano contra 2.127 do ano passado.

 

Veja a programação dos dois eventos:

8h às 10h – Situação Epidemiológica Atual da Dengue no Brasil – Avanços e Perspectivas – Palestrante: Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde/MS; e Esclarecimentos sobre as Responsabilidades e Atribuições Definidas na Portaria 2.577 – Palestrante: Giovanini Evelim Coelho – CGPNCD/SVS/MS (programação a confirmar).

10h15 às 10h45h – O Porquê da Oficina de Comunicação – Palestrante: Ana Elizabeth Almeida Gomes, jornalista do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (NUCOM/SVS/MS).

10h45 às 11h 15 – Apresentação da Campanha de 2012 e Resultados de 2011 no Ceará – Palestrante: Marcus Vinicius Matos Sá, jornalista da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.

11h15 às 12h – As redes sociais na Política de Comunicação do Ministério da Saúde – Palestrante: Fernando Ramos Silva, coordenador das Redes Sociais da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde (ASCOM/GM/MS).

12h15 às 14h – Almoço

14h às 15h – Imprensa – A Política de Comunicação do Ministério da Saúde –  Palestrante: Antônio Leônidas Albuquerque Neto (a confirmar), coordenador de Redação da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde (ASCOM/GM/MS).

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 ás 16h30 – Publicidade – A Estratégia da Campanha Publicitária para o Combate à Dengue em 2012 – Palestrante: Isabel Aoki, coordenadora do Núcleo de Atendimento da Divisão de Publicidade e Promoção Institucional da ASCOM/GM/MS.

16h30 às 17h – Debate/encerramento