Fale Conosco

18 de dezembro de 2017

Estado leva Programa Água Viva e Cartão Alimentação a Cajazeiras



15-12-17 Seminário Territorial Politicas Publicas e seus Impactos no Alto Sertão Foto-Alberto Machado  (8)O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), voltou à cidade de Cajazeiras, na última sexta-feira, (15), onde a secretária Cida Ramos cumpriu agenda pelo Sertão Paraibano. Distribuiu filtros cerâmicos, cartão alimentação e proferiu palestra.

Através do Água Viva, programa do Governo da Paraíba, desenvolvido pela SEDH, com o objetivo de assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável, foram distribuídos mais 150 filtros cerâmicos. Este ano outros 650 já haviam sido entregues no município. Desde o início do Programa, ano passado, já foram distribuídos cerca de 31 mil filtros. O Água Viva integra o Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, e que tem como meta a distribuição de 20 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem.

Cartão Alimentação15-12-17 Entrega de Filtros em Cajazeiras Foto-Alberto Machado  (4)

Ainda na cidade de Cajazeiras, por meio da Gerência do Pró-Alimento, a secretária Cida Ramos entregou mais 37 Cartões Alimentação, só este ano já foram beneficiadas 944 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social no município. O Programa Cartão Alimentação já beneficiou cerca de 32 mil famílias em todo Estado.

O Cartão Alimentação foi implantado em alguns municípios do Estado em substituição ao Programa do Pão e Leite, em virtude da redução da produção de leite devido à escassez de chuvas. E como forma de proporcionar às famílias beneficiadas mais opções para aquisição de alimentos.

Os Cartões no valor R$ 25,00 podem ser utilizados pelas famílias beneficiadas a partir do dia 10, até o último dia útil de cada mês, não são acumulativos, para aquisição apenas de gêneros alimentícios, em estabelecimentos comerciais previamente cadastrados em cada município. Para acompanhar o andamento do benefício, a SEDH disponibiliza no verso de cada cartão, telefones de contatos para que sejam comunicados possíveis majoração de preço por parte dos comerciantes cadastrados, quando das compras feitas com o Cartão Alimentação.

15-12-17 Seminário Territorial Politicas Publicas e seus Impactos no Alto Sertão Foto-Alberto Machado  (4)Já na cidade de Sousa, Cida Ramos participou do Seminário Territorial: As Políticas Públicas e seus impactos no alto Sertão Paraibano, onde proferiu palestra: “Desmonte do Estado Brasileiro/perda de Direitos Sociais/Reforma da Previdência”, que aconteceu no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A secretária do Desenvolvimento Humano, destacou sua preocupação com cada morador dos lugares mais longínquos. Nossos programas são destinados às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “É de extrema importância fazer com que as políticas públicas cheguem a cada pessoa que delas necessitam. Vivo batalhando para que cheguem a canto do Estado. Sou Secretária que assumiu para fazer a diferença. A política tem que ser um instrumento para mudar a vida das pessoas”, afirmou Cida Ramos.

Estamos diminuindo a mortalidade infantil com a construção de cisternas, distribuição dos filtros. A Paraíba é único Estado do país a 15-12-17 Entrega de Filtros em Cajazeiras Foto-Alberto Machado  (2)pagar anualmente o Abono Natalino, – e estamos fazendo desde a semana passada – que este ano beneficiará 506 mil famílias; instituímos o Cartão Alimentação, beneficiando as famílias cadastradas no Bolsa Família.”, destacou.

Cida lembrou ainda diversos outros programas e projetos implantados sob sua gestão a frente da SEDH. “O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo a aquisição pelo Governo do Estado, dos alimentos produzidos através da agricultura familiar. Os Restaurantes Populares, os Condomínios Cidade Madura, já presente em quatro cidades e em breve será entregue o quinto, na cidade de Sousa. Os Núcleos de Acolhida Especial (NAE), as Casas da Cidadania”, são alguns deles.