João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado inicia cursos de pós-graduação para policiais civis

sábado, 3 de setembro de 2011 - 14:03 - Fotos:  Secom-PB

Policiais civis da Paraíba começaram cursos de pós-graduação. Inicialmente estão sendo oferecidas 69 vagas para Direito Penal e Processual Penal, 78 para Segurança Pública e 40 vagas para Perícias Criminais.

A pós-graduação para policiais civis está sendo viabilizada por uma ação do Governo do Estado a partir de parceria firmada entre a Academia de Ensino da Polícia (AEP) e a Universidade Federal da Paraíba (UEPB).

A aula inaugurou foi ministrada nesta sexta-feira (2) pelo doutor em Sociologia, Lemuel Dourado Guerra Sobrinho, no auditório da Escola Superior de Magistratura da Paraíba (Esma-PB), em João Pessoa, e foi e prestigiada por autoridades policiais do Estado.

O delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento Filho, destacou a importância da parceria firmada entre a Academia de Ensino de Polícia  e a UEPB, que através de convênio com o Ministério da Justiça, permitiu a realização do Programa de Pós-Graduação.

“Esta é uma parceria fundamental que vai contribuir com a formação dos policiais que atuam nas diversas áreas da segurança pública do Estado. Estamos unindo esforços para qualificar nossos profissionais de segurança e prestar um melhor serviço à sociedade”, afirmou.

“A Universidade está cumprindo o seu papel de qualificar aqueles que já concluíram cursos acadêmicos. Acreditamos que teremos uma polícia mais preparada para atenuar os efeitos da violência”, avaliou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Marcionila Fernandes.

Para o diretor da AEP, o delegado Bergson Vasconcelos, a aula inaugural marcou a realização de um sonho dos que fazem a Academia: “Temos empenhado esforços para oferecer diferentes cursos para o servidor. O curso de pós-graduação era um sonho antigo, que agora se torna uma realidade para garantir o enriquecimento profissional de nossos policiais”, afirmou, lembrando que os cursos são gratuitos.

O delegado Claudio Lameirão, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), também prestigiou o evento e parabenizou o Governo pela iniciativa: “É motivo de elogio o empenho do Governo do Estado, que passa a oferecer mais um instrumento de qualificação profissional”, declarou.

Qualificação do combate à criminalidade – A compreensão do Governo e das autoridades que gerem a segurança pública é que a formação profissional, com base em pesquisas científicas, é um dos caminhos para alcançar respostas concretas de combate à criminalidade. “A criação desses cursos representam um marco histórico na Paraíba, pois através deles a Polícia Civil passa a desempenhar uma metodologia profissional de trabalho para o enfrentamento da violência, oferecendo maior proteção à população”, concluiu o delegado Erilberto Antônio Maciel, um dos alunos matriculados no curso de Pós-Graduação.