João Pessoa
Feed de Notícias

Estado implantará cursinho PBVest em 50 cidades em 2012

sábado, 20 de agosto de 2011 - 19:30 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho visitou na tarde deste sábado (20) a turma de estudantes do cursinho PBVest na Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, em Cajazeiras. Lá, ele anunciou a ampliação do programa para 50 municípios no próximo ano. “Estamos em 20 municípios oferecendo o curso pré-vestibular para 5 mil alunos e nossa meta para o próximo ano é chegar a 50 municípios. Estamos promovendo o nivelamento dos alunos da rede pública estadual para que eles tenham condições iguais a quem pode pagar um cursinho pré-vestibular”, ressaltou.

Durante à visita o governador estava acompanhado do secretário de Educação, Afonso Scocuglia, do  deputado federal, Efraim Filho, do deputado estadual José Aldemir, e do ex-prefeito Carlos Antônio.

Ricardo conversou com professores e estudantes e almoçou com eles na escola onde todos os sábados e domingos acontecem as aulas preparatórias para os alunos que vão concorrer no Enem e no vestibular.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, essa turma de Cajazeiras é a primeira do PBVest que ele visita para conversar com os estudantes sobre as estratégias do governo no sentido de oferecer um ensino médio de melhor qualidade e preparar o estudante da rede estadual para enfrentar a concorrência do vestibular.

“Temos como grande desafio adequar a rede estadual para um ensino de qualidade e estamos trabalhando bastante. Atualmente, estamos reformando 203 escolas e vamos lançar o plano de gestão da educação. Faremos um investimento de mais de R$ 250 mil no programa, este ano”, previu.

Ricardo Coutinho afirmou que o Estado está buscando dotar a rede publica de ensino da qualidade necessária para que os filhos do povo cheguem à universidade ou tenham uma formação técnica e possam entrar no mercado de trabalho. “Jogamos nossas esperanças no futuro de vocês, colocando os estudantes no espaço do desenvolvimento do Estado”, disse em fala para centenas de estudantes.

A estudante Flávia Pereira Lima, que vai prestar vestibular para História, é uma das alunas do PBVest. Ela é aluna da rede estadual e disse que está sendo muito importante o cursinho oferecido pelo Estado como reforço no seu aprendizado para o Enem e o seu primeiro vestibular: “Minha família não teria condições de bancar um cursinho privado e, assim como eu, muitos outros estudantes estão sendo beneficiados com bons professores e um material didático gratuito”.

A jovem Maria Elisabeth vai tentar pela segunda vez entrar no curso de Enfermagem. A estudante contou que graças às aulas do PBVest está mais confiante no bom desempenho e que será aprovada este ano: “No ano passado infelizmente não existia o cursinho do Estado, mas agora sinto que estou mais preparada para passar e iniciar no ensino superior”, completou a estudante, que agradeceu a visita do governador e as palavras de incentivo aos alunos da rede estadual.