João Pessoa
Feed de Notícias

Estado e Unipê discutem parcerias na saúde, educação e empreendedorismo

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 16:48 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho e a reitora do Unipê, Ana Flávia Fonseca, discutiram sobre futuras parcerias nas áreas de saúde, educação e empreendedorismo, durante audiência nesta sexta-feira (15), no Palácio da Redenção.

Na audiência, foram acertados detalhes para a assinatura de convênios de investimentos e formação dos alunos em hospitais públicos e para inclusão de bolsas de estudos para alunos da rede estadual de ensino. Também participaram da reunião a secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, o assessor de Projetos, Klauber Brito, e o assessor jurídico, Marcelo Weick.

Ricardo Coutinho também propôs uma parceria para que os alunos de administração da instituição possam acompanhar todas as etapas do Empreender PB, desde o cadastro, apresentação do projeto e execução do plano de negócios.  “O Empreender é um projeto que injetou em dois anos mais de R$ 36 milhões na economia e seria interessante que os estudantes pudessem acompanhar em forma de estágio e orientar os beneficiados como forma de se inserirem no mundo dos negócios”, ressaltou o governador.

A reitora Ana Flávia afirmou que a instituição já iniciou conversas com a Secretaria de Saúde para construir parcerias nas áreas de formação em saúde e na tecnologia da informação em cinco hospitais públicos. Ela informou que no ano passado a instituição realizou 40 mil atendimentos a pessoas de baixa renda nas cinco clínicas ligadas às faculdades de saúde –odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e educação física. “A nossa meta é ampliar atendimentos com a consolidação do projeto de criação da faculdade de medicina que está em análise do MEC”, enfatizou.

De acordo com a reitora, a instituição oferece atualmente 3200 bolsas para estudantes carentes e a ideia é utilizar uma cota para estudantes da rede estadual.  “A ideia discutida é fazer um desenho onde uma cota das nossas bolsas  filantrópicas fiquem acessíveis aos estudantes do Estado, o que é algo importante para a democratização do acesso ao ensino superior”, ressaltou.

A secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, afirmou que as parcerias que estão sendo construídas nas áreas de saúde, educação e empreendedorismo  são fundamentais por estarem direcionadas à formação de profissionais focados em interesses locais.