Fale Conosco

3 de julho de 2009

Estado e Superintendência Federal da Agricultura reforçam parcerias com movimento comunitário rural



O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Superintendência Federal de Agricultura, promovem, nesta sexta-feira (03), no município de Campo de Santana, um encontro com representantes dos trabalhadores rurais para debater políticas públicas voltadas para o desenvolvimento comunitário, principalmente através da economia solidária.
 
Participam do encontro lideranças comunitárias e políticas, autoridades e representantes do Sebrae, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).

O 1º Encontro de Desenvolvimento Comunitário de Campo de Santana começa às 14h00, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A conclusão dos trabalhos está prevista para as 18h00.

Um dos articuladores do evento, o superintendente do Ministério da Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa, disse que será uma oportunidade inédita de discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento comunitário. “Vejo no cooperativismo organizado e, bem gerido, uma forma muito boa de geração de trabalho e distribuição de renda”, defendeu.

Na reunião, será proposta a criação do Fórum de Desenvolvimento Local, que será responsável pela definição da agenda, que norteará as futuras ações comunitárias naquele município e na própria região do Curimataú paraibano.

O superintendente do Ministério da Agricultura destacou o envolvimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo de Santana e as parcerias com a Sedap, Emepa, Sebrae, UFPB e Emater. O Projeto de Ação Comunitária tem como visão o desenvolvimento de comunidades e do público de seus projetos, baseado no Paradigma do Desenvolvimento Humano (PNUD).   

Programação:

14h00min- Abertura- Valéria Rosejane Costa- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo de Santana.

14h20min- Palestra- Ações Programáticas do Ministério da Agricultura- Hermes Ferreira – Superintendente da SFA.

14h40min- Palestra- Leitura das condições socioeconômicas de Campo de Santana versus Políticas Públicas para o Desenvolvimento Comunitário – Lucindo José Quintas- Economista, UFPB.

15h00min- Palestra- Mobilização da Comunidade para o Desenvolvimento Local – Técnico do SEBRAE- PB.
15h40min – Café

16h00min- Palestra – PRONAF- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- Técnico da Sedap.

16h30min- Grupo de Trabalho- Levantamento de problemas e potencialidades do município sob a ótica das Associações Comunitárias.

17h30min- Apresentação das ações Coletivas sugeridas pelos Grupos Comunitários

18h00min- Encerramento

Fábia Carolino, Assessoria de Imprensa da Sedap