João Pessoa
Feed de Notícias

Estado doa terreno para a UFPB construir campus em Santa Rita

quarta-feira, 10 de março de 2010 - 16:47 - Fotos: 

Os paraibanos agora terão mais oportunidade de acesso à formação de ensino superior. Graças a uma parceria com o Governo do Estado, mais um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve ser instalado até o final deste ano no município de Santa Rita. Através da Lei nº. 9.051/2010, que contribui com a doação do terreno para a expansão da instituição, um novo pólo de desenvolvimento educacional e tecnológico, com investimentos federais na ordem de R$ 5 milhões, será criado no Estado.

“Apesar de termos a verba assegurada para investimentos em instalações e edificações, enfrentávamos problemas sérios relacionados à falta de um terreno que comportasse o nosso projeto”, revelou o reitor da UFPB, Rômulo Polari. “Em uma conversa com o governador José Maranhão, que inclusive nem era especificamente sobre esse assunto, ele prontamente se comprometeu em solucionar o problema e encaminhou a doação de um terreno, muito bem localizado. Sem dúvida, um feito da maior importância para o município de Santa Rita”, ressaltou.

Lei sancionada – O projeto de lei elaborado pelo governador foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado (AL-PB) em janeiro deste ano. Com a sua aprovação, foi sancionada nesta quarta-feira (10) a lei que prevê a doação do terreno de propriedade da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), situado na margem esquerda da rodovia BR-230, no quilômetro 37 do trecho João Pessoa-Santa Rita. O imóvel envolve uma área de 25.574 metros quadrados, que deve ser utilizada para a construção dos blocos de aula, laboratórios, bibliotecas e prédios administrativos.

Escola – O novo campus vai oferecer mais 200 vagas na instituição já para o ano que vem. Além da instalação do curso de Direito do Campus de Santa Rita, que funcionava no Centro de João Pessoa, Rômulo Polari anunciou em primeira mão a construção da I Escola de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado, que também está no projeto do novo campus.

“Trata-se de uma instituição inovadora voltada para alunos da Educação Básica pública de Santa Rita e região, com aulas em laboratórios moderníssimos para a aprendizagem de Química, Física, Matemática, Biologia, Tecnologia da Informação, Inglês e Português”, informou o reitor. “A idéia é investir na formação de um grande número de alunos da rede pública, para que eles se sintam preparados e possam concorrer até a vagas dos cursos mais concorridos da própria Universidade”.

As obras já foram licitadas e devem ser iniciadas ainda neste mês de março. O reitor Rômulo Polari garantiu que até o final deste ano as instalações devem ficar prontas, respeitando o prazo previsto na lei, que determina a construção dentro dos próximos 24 meses.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Governo (Casa Civil)