João Pessoa
Feed de Notícias

Estado disponibiliza defensores públicos para comarcas do interior

terça-feira, 30 de abril de 2013 - 09:15 - Fotos:  Secom-PB

O mês de maio começa com um número expressivo de julgamentos em que os réus serão representados por defensores públicos. De acordo com a Coordenação do Tribunal do Júri da Defensoria Pública da Paraíba, estão marcados 45 julgamentos em cidades do interior do Estado no período de 2 a 29 de maio. Todos os processos são de réus presos que respondem por tentativa de homicídio e homicídio.

O primeiro júri do mês de maio será realizado na próxima quinta-feira (2), às 13 horas, no Fórum da Comarca de Santa Rita. Os outros 44 júris vão ocorrer em 20 cidades do interior da Paraíba, seguindo calendário determinado pelo Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com o defensor público Carlos Roberto Barbosa, a Defensoria vem conseguindo manter uma média de 50% de absolvições e desclassificação de crimes em favor de seus assistidos.

“Os réus assistidos pela Defensoria não têm condições de constituir advogados e precisam da Justiça gratuita para garantia de seus direitos”, explicou o defensor Carlos Roberto. Assim que os júris são marcados e designados, a cópia do processo é encaminhada ao profissional que vai conhecer todas as peças e elaborar a defesa.

Atuam em júris no interior do Estado os defensores públicos: Carlos Roberto; Paulo Celso, Milton Aurélio, Neide Vinagre, Fátima Diniz, Manfredo Rosenstock e Francisco de Assis. Este ano, a equipe participou de 40 júris, no mês de fevereiro, e 16 no mês de março em várias cidades do interior. As Comarcas de João Pessoa e Campina Grande possuem equipes que atuam no Tribunal do Júri e seguem a pauta do Tribunal de Justiça.