Fale Conosco

8 de maio de 2009

Estado consegue recursos para recuperação das áreas atingidas pelas chuvas na PB



Imediatamente após reunião com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, os cofres do Governo Estado receberam na tarde desta quinta-feira, R$ 5 milhões e 300 mil para recuperação da infraestrutura danificada devido as fortes chuvas na região de Patos.

Durante a reunião no Palácio da Redenção, o ministro garantiu agilidade na liberação dos recursos necessários para atender a demanda de auxílio às famílias prejudicadas pelas chuvas que caíram este ano. No entanto, devido à credibilidade política e técnica que o atual governo do Estado que vem desempenhando, a liberação desse recurso ocorreu de forma imediata, apenas algumas horas após a reunião.

Nesse cenário de inundações, a verba destinada ao Governo do Estado até o momento já totaliza 11 milhões e atende a parte dos três convênios que a Defesa Civil Estadual tem com o Ministério da Integração Nacional. Convênios estes que destinarão 16 milhões a obras em vários municípios, 5 milhões a recuperação de infraestrutura danificada pelas chuvas na região de Patos e 2 milhões para a recuperação do Canal da Redenção e da Barragem Silitri (município de Livramento).

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Francisco Sarmento, a expectativa é que nas próximas semanas o restante dos recursos que atenderão os três convênios seja liberado. "Todas as pendências já foram solucionadas, agora só estamos aguardando a liberação do restante dos recursos para executar as obras" enfatizou Sarmento.

O ministro da Integração Nacional disse que a determinação do presidente Lula é de que todos os pleitos sejam atendidos o mais rapidamente possível e lembrou que, atendendo solicitação do Governo do Estado, foram adotadas ações emergenciais. Ele elogiou, ainda, a decisão do governador José Maranhão em tomar providências que tragam soluções definitivas para as cidades onde existe risco de novas inundações.